No início deste ano, uma viagem de Naomi Campbell ao campo de refugiados Zaatari, na Jordânia, marcou o início de uma parceria de 12 meses entre a Fashion For Relief, instituição fundada pela modelo, e a ONG Save the Children. “Conheci muitas crianças traumatizadas, que mal conversam mais. E também vi pessoas dando força e esperança umas as outras. Foi uma experiência impactante e inspiradora”, contou a modelo, em entrevista a um jornal britânico.
Foi um relatório sobre os efeitos da guerra na saúde mental das crianças sírias que despertou em Naomi o desejo de fazer dos pequenos refugiados o foco da ação mais recente da Fashion For Relief: uma coleção de camisetas desenvolvidas em colaboração com a Diesel. “A Fashion For Relief trabalha em situações de emergência em conjunto com outras organizações ativas. Esse projeto, incrível e especial, vai prover o socorro e apoio tão necessários às crianças refugiadas”, explica sobre a linha.
Intitulada Child at Heart, a coleção conta com camisetas e hoodies de algodão com duas estampas de desenhos infantis: corações desenhados nas cores do arco-íris e uma joaninha. A renda das peças será destinada à campanha Every Last Child, da Save the Children por intermédio da organização de Naomi, que desde 2005 já angariou quase 6 milhões de dólares para causas sociais como assistência a vítimas do furacão Katrina e de epidemias como o vírus ebola.
“Estou muito feliz por Naomi ter nos convidado a apoiar essa causa incrível. Estamos gratos por trabalhar com ela e fazer o bem”, comenta Nicola Formichetti, diretor artístico da Diesel. “As crianças são o nosso futuro e a Child at Heart é sobre ajudar as crianças que precisam e estender à mão àqueles que foram deixados para trás. Mais do que nunca, queremos que o mundo saiba que amor e união são cruciais para criar a sociedade em que a gente quer viver”, completa Renzo Rosso, fundador da marca que recentemente lançou a campanha Make Love Not Walls, em favor do amor, união e quebra de barreiras.
Para divulgar a coleção Child at Heart, uma equipe engajada trabalhou em suporte à causa, sem cobrar cachê. Giampaolo Sgura foi convidado a fotografar a campanha estrelada pelos próprios Nicola Formichetti e Naomi Campbell, além dos modelos Barbara Palvin, Riley Montana, Molly Blair, Matt McMahon, Vito Basso, Wang Chen Ming, Kenya Kinski-Jones (filha do cantor Quincy Jones com Nastassja Kinki) e Aaron De Niro (filho do ator Robert De Niro).
A coleção já está disponível no site da Diesel.