É sempre motivo de polêmica quando uma marca copia um produto de outra para vender a preço muito mais baixo. Casos como esses são bastante comuns. Mas o inverso era inédito até que a cadeia de lojas sueca Ikea identificou que a Balenciaga havia se inpirado na sua sacola clássica de compras Frakta para fazer uma bolsa de couro com o mesmo shape e tom de azul pelo preço de 2.145 dólares. Sabemos que Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga e também da Vetements é um ávido observador dos personagens comuns das ruas europeias e traz essas influências para suas criações.
Mas ao invés de processar a marca francesa, a Ikea agiu com humor e criou uma campanha para mostrar as vantagens da sua famosa sacola azul. E a internet está indo a loucura com isso.
O texto da campanha é como um manual de instruções para identificar uma Frakta original e diz:
“Agite a sacola. Se fizer um barulho de amassado é a verdadeira Frakta. Ela é multifuncional já que pode carregar desde equipamento de hóquei, tijolos e até água. Suje ela. Daí é só lavar a Frakta com uma mangueira de água daquelas de jardim. Dobre-a. Se você conseguir dobrá-la do tamanho de uma bolsa pequena, parabéns! Olhe dentro dela. A original tem uma etíqueta da Ikea. Tenha a original por apenas 0,90 centavos de dólares.”
Veja as fotos e tire suas conclusões se é cópia ou apenas inspiração.