Aconteceu na última segunda-feira (06.06), a premiação do CFDA (Council of Fashion Designers of America), maior do setor nos Estados Unidos.
Tradicionalmente apresentado por Diane Von Furstenberg, embaixadora do CFDA, as premiações acompanharam a compaixão da moda pelos imigrantes: no último NYFW, em fevereiro, diversas apresentações focaram no tema, como Calvin Klein, primeira sob a direção de Raf Simons, onde a passarela estava recheada de ícones americanos e modelos de fora do país.
Co-apresentador do evento, o comediante Seth Meyers garantiu a relação: “Neste ano, foi ainda mais difícil separar a moda da política”, disse. Com viés feminista, a cerimônia homenageou Cecile Richards, da organização Planned Parenthood, a cantora Janelle Monae e a jornalista Gloria Steinem pelo seu trabalho na marcha das mulheres, importante movimento pós-eleição que aconteceu em março na capital Washington.
Antes de anunciar os vencedores, DVF pediu para que todos os imigrantes presentes levantassem suas mãos: esmagadora maioria. Entre eles, a maquiadora britânica Pat McGrath, que levou para casa prêmio de honra. Raf Simons venceu nas categorias de melhor designer de roupas masculina e feminina.
Falecida em dezembro do ano passado, a icônica diretora da Vogue Italia foi homenageada como ícone do ano, prêmio anteriormente conquistado por nomes como Beyoncé e Johnny Depp. Fernando Garcia e Laura Kim, ambos imigrantes, venceram o prêmio Swarovski pelo trabalho à frente da Oscar de La Renta.
O discurso final ficou por conta de Raf, grande vencedor da noite. À plateia, lotada de estudantes de moda convidados pelo CFDA, o designer deu palavras de conforto e confiança: “Se nós como criadores podemos ser uma inspiração sobre como o mundo deveria ser, então isso é algo que devemos levar como uma tarefa muito importante em nossa existência”, disse, sob intensos aplausos.
Confira abaixo a lista de vencedores do CFDA 2017:
Moda Masculina – Raf Simons para Calvin Klein
Moda Feminina – Raf Simons para Calvin Klein
Acessórios – Stuart Vevers para Coach
Prêmio Swarovski para talentos emergentes – Laura Vassar e Kristopher Brock por Brock Collection e Gabriela Hearst
Prêmio Swarovski para mudança positiva – Kenneth Cole
Prêmio Internacional – Demna Gvasalia por Balenciaga e Vetements
Prêmio de Honra – Pat McGrath
Homenagem pela Women’s March – Cecile Richards, Gloria Steinem e Janelle Monáe
Fashion Icon – Franca Sozzani