Os herdeiros da população mais antiga do planeta estarão presentes no SPFW N44, que acontece mês que vem. Trata-se dos aborígenes australianos, que, segundo pesquisas da revista acadêmica Nature, é a população que saiu da África antes do resto da humanidade e foi para a Austrália há cerca de 60.000 anos, ainda quando Austrália e Papua-Nova Guiné eram um só continente.
Isso porque a cultura aborígene australiana foi a inspiração para o novo projeto Circles, que tem o apoio da Swarovski e idealização de Vanessa Moe, estilista brasileira radicada na Austrália. A ideia é estreitar a relação entre estilistas australianos e brasileiros com o intuito de fortalecer a cooperação cultural entre os dois países.
O projeto, cujo nome é uma referência aos círculos que os aborígenes pintam no próprio corpo, contará com um desfile e uma exposição de arte que serão apresentados na próxima edição do SPFW: são 12 peças únicas de alta costura criadas por Moe, primeira estilista brasileira a desfilar na semana de moda da Austrália, com a colaboração da própria população aborígene, além da orientação e apoio de organizações que preservam a cultura da primeira população a habitar a Austrália.
Os 12 looks serão desfilados por 11 aborígenes e também a Miss NAIDOC 2016 (Comitê Nacional de Observação dos Aborígenes e dos Insulares Merinda Dryden), que virão ao Brasil especialmente para o SPFW N44.