FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Tudo o que você precisa saber sobre o SPFWN44
    A fachada do evento onde pode se ver o trabalho da Ps2
    Tudo o que você precisa saber sobre o SPFWN44
    POR Redação

    Identidade visual

    Quem assina esta edição é a agência ps.2 arquitetura + design, de Fábio Prata e Flávia Nalon. O escritório cria projetos gráficos para mídia impressa e digital e já recebeu diversos prêmios, como o TDC New York Award e o ‘best of the best’ no alemão Red Dot Award. Fábio e Flávia são membros da AGI – Alliance Graphique Internationale e da ISTD – International Society of Typographic Designers. Eles que fizeram o livro da Marina Abramović no Brasil, programas de identidade visual para o MIS RJ, Itaú Cultural, Pivô, entre outros trabalhos ligados à área de cultura. E é a ps.2 que fez o projeto desse seu site querido, o FFW.

    A criação da identidade visual e expografia para a São Paulo Fashion Week N44 reflete o olhar de um time de designers gráficos sobre o histórico de desfiles anteriores. A intensa variedade de estampas e padronagens forneceu os elementos gráficos que, combinados com textos, deram origem a peças de lambe-lambe para aplicação nas colunas da bienal. É uma proposta alegre e otimista, que acredita no Brasil e na potência dos criativos brasileiros.

    Fashion power: participações especiais

    Vanessa Moe / Reprodução

    Vanessa Moe / Reprodução

    Esta edição tem duas convidadas especiais, Jahnkoy e Vanessa Moe. Seus trabalhos são distintos, mas têm pontos em comum: riqueza visual e preocupação com formas de produção. Suas coleções são projetos artesanais e altamente criativos. Vanessa é uma brasileira que vive na Austrália e vem ao evento mostrar sua coleção Circles, criada a partir de uma pesquisa com tribos aborígenes da Oceania. As peças são inteiramente feitas à mão (levaram oito meses) em cores ricas e tecidos luxuosos e têm, como pano de fundo, a abundância cultural das tribos.

    Maria Kazakova, da Jahnkoy / Reprodução

    Maria Kazakova, da Jahnkoy / Reprodução

    Jahnkoy é a marca de Maria Kazakova, artista russa que foi finalista do prêmio Louis Vuitton deste ano. Ela enxerga a moda e o mundo de uma maneira particular e sua visão se estende por tudo o que faz. A Jahnkoy usa materiais de segunda mão, que são retrabalhados, ganhando valor criativo e artesanal, resultando em uma peça nova cheia de sentido e valores nobres. No SPFW, ela vai fazer uma apresentação no meio da Bienal. Quer saber mais sobre a Jahnkoy? A gente conta tudo aqui.

    Boas vindas

    Looks da coleção atual da Coven / Cortesia

    Looks da coleção atual da Coven / Cortesia

    A estilista Liliane Rebehy retorna ao evento, com sua incrível marca de tricô Coven. Ela tem a expertise da confecção artesanal e decorativista, misturando referências art déco na cartela de cores e no desenho geométrico com shape próximo do corpo. O resultado é uma imagem ao mesmo tempo artesanal, urbana e contemporânea. E nós estaremos atentos para ver o que Liliane reserva para seu desfile. Mais sobre a Coven, em uma matéria bem legal aqui.

    Vamos a la playa

    Carol Trentino no desfile da Água de Coco no SPFW N42 / Agência Fotosite

    Carol Trentini no desfile da Água de Coco no SPFW N42 / Agência Fotosite

    E chegou aquele momento do ano que o calendário recebe as marcas de moda praia, que certamente irão elevar a temperatura com suas criações para o próximo verão. Lenny, Triya, Água de Coco e Vix são os desfiles de beachwear da semana. E pode esperar por modelos tops como Carol Trentini, já confirmada no casting da Água de Coco.

    Top 5

    Look da marca Borana, do Espírito Santo

    Look da marca Borana, do Espírito Santo

    Na segunda edição do projeto que funciona como um acelerador de pequenos negócios, cinco marcas vindas de regiões diferentes do Brasil foram selecionadas. São elas: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). O desfile que iremos ver é uma apresentação delas antes de passarem pelo processo, que inclui consultorias e acompanhamentos na gestão. “O Top5 tem como principal objetivo transformar estas empresas em cases de inspiração regionais e nacionais e utilizá-las como modelo de sucesso, motivando outros empreendedores a replicarem processos semelhantes para a indústria da moda”, diz Heloisa Menezes, diretora técnica do SEBRAE Nacional, parceiro da ação. Mais sobre o Top 5.

    O hackaton da Natura

    O mosaico da diversidade que já está ativo no site da Natura

    O mosaico da diversidade que já está ativo no site da Natura

    A ação #TodaBelezaPodeSer vai movimentar as redes dentro e fora da Bienal durante a semana de moda. Lançada nas redes sociais em 21 de agosto, a ideia é chamar internautas a expressarem seus pontos de vista sobre a pluralidade da beleza. Você posta com a # e sua foto pode entrar no mosaico da beleza exibido nos telões da Natura, criando um patchwork da diversidade brasileira.

    Já num recorte de moda, o estilista-ativista Apolinário, da marca Cemfreio, fará a cocriação de uma coleção com a participação de 16 pessoas, a fim de criar um grupo plural, com diversidade de gêneros, idades, atividades profissionais e estilos. “Juntos estaremos hackeando a SPFW no sentido de levantar pontos de vista diversos sobre beleza e moda para fortalecer essas plataformas como duas micropolíticas que fortalecem a diversidade como canal estratégico de colaboração para o desenho de um novo mundo”, diz o curador Jackson Araujo. E essa apresentação carrega de energia e todos esses valores fecha o SPFW. A Natura também assina a beleza de todos os desfiles da temporada.

    Palco Chilli Beans

    Iza / Cortesia

    Iza / Cortesia

    Parceira antiga da casa, a Chilli Beans vai montar um palco no segundo andar da Bienal, onde vai receber artistas da música brasileira contemporânea para um mini festival de música. Iza, Rico Dalasam, As Bahias e a Cozinha Mineira e outros nomes com produções lançadas em 2017 se apresentam durante os dias do evento. O line-up completo você pode ver aqui.

    Ao vivo

    Leo Picon em visita ao escritório do SPFW / Reprodução Instagram

    Leo Picon em visita ao escritório do SPFW / Reprodução Instagram

    Nesta edição, o canal do SPFW no Youtube vai fazer uma cobertura mais expressiva, ancorada em um estúdio na sala de imprensa. E alguns youtubers foram convidados para fazer esse report diário, d segunda à quinta, das 19h às 21h. Tatá Estaniecki e Leo Picon serão os âncoras. Ainda participam Nina Secrets, Gabriela Rippi, Rachel Appolonio, Raissa Machado, Mary Saad, Coccielo e Paola Ludtke. O projeto do canal SPFW Oficial é uma parceria do São Paulo Fashion Week com a BrandTV e a cenografia do estúdio é assinada pela arquiteta Helô Marques.

    Inteligência artificial

    A Microsoft irá realizar uma experiência com inteligência artificial durante o evento. Os especialistas do SPFW ensinaram a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft a entender signos de estilo que sugerem afinidade com as diferentes marcas que compõem o calendário. A partir da análise em relação às preferências e “look do dia” de cada visitante, a Microsoft AI irá recomendar uma coleção. Para participar da ação, os visitantes devem tirar uma foto mostrando seu look no momento da experiência.

    Mostra

    Leo Faria / Reprodução

    Leo Faria / Reprodução

    O fotógrafo Leo Faria, que assina as galerias de street style do FFW, fará uma exposição dentro da Bienal durante o evento. A mostra chama-se Equals.

    Por uma boa causa

    Foto de João Adriano Mucuapera / Cortesia

    Foto de João Adriano Mucuapera / Cortesia

    Outra exposição é a Meu Mundo Resiste Aqui, produzida por refugiados e imigrantes e que pode ser vista no espaço do TNT Energy Drink. A mostra reúne o olhar dos autores sobre a nova rotina que enfrentam no Brasil. São 100 fotos com produção própria dos participantes, que retratam desde suas pequenas ações do dia a dia, com destaque para a nova moradia, os costumes preservados e a relação com amigos e familiares. As imagens foram instaladas dentro de malas, elemento lúdico que simboliza a vinda deles até o Brasil. A instalação é acompanhada de vídeos em que os autores das fotos falam do ponto de vista de quem tem, por diversos motivos, que abandonar sua vida anterior – país e afetos -, para buscar uma vida nova em um local com cultura e costumes diferentes. Eles falam sobre amor, as referências de lar, da saudade e futuro. A curadoria do projeto é da agência criativa Pirô de Imagem, que distribuiu as câmeras e converteu o material para a exposição. Os convidados têm origem da Síria, Haiti, Moçambique, Congo, Damasco e Marrocos.

    Get together

    Lobby do Seen, no hotel Tivoli / Reprodução

    Lobby do Seen, no hotel Tivoli / Reprodução

    E para começar a maratona com energia e alegria, tem um happy hour no Seen, restaurante que abriu este ano no topo do hotel Tivoli, no 23º andar, com uma das melhores vistas da cidade.

    Calendário atualizado

    Saiba quem desfila quando durante o SPFWN44:

    DOMINGO

    16h Iódice

    SEGUNDA-FEIRA

    10h Uma Raquel Davidowicz

    11h30 Paula Raia

    15h Osklen

    16h30 Vix Paula Hermanny

    17h30 Fabiana Milazzo

    18h30 João Pimenta

    19h30 Lilly Sarti

    20h30 Triya

    TERÇA-FEIRA

    10h Giuliana Romanno

    11h Vitorino Campos

    15h Lenny Niemeyer

    16h Vanessa Moe

    17h PatBo

    18h Two Denim

    19h LAB

    20h Agua de Coco por Liana Thomaz

    QUARTA-FEIRA

    10h Animale

    11h30 Gloria Coelho

    14h Ronaldo Fraga

    15h Sissa

    16h30 Cotton Project

    17h Jahnkoy

    17h30 Top 5

    18h30 Amir Slama

    20h Lino Villaventura

    21h Tig

    QUINTA-FEIRA

    12h Samuel Cirnansck

    14h30 Coven

    16h00 Helo Rocha

    17h30 Juliana Jabour

    18h30 Apartamento 03

    19h30 Reserva

    20h30 Ratier

    21h #todabelezapodeser

    Não deixe de ver
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    FFW