Entre tantas campanhas que saem praticamente ao mesmo tempo, sempre tem aquelas que se destacam, como a série de retratos da Rodarte, que divulgamos ontem, e a da Calvin Klein fotografada por Willy Vanderperre.
Outra que vale destaque é a da Balenciaga Verão 2018, que contratou a agência de fotos Bestimage, uma espécie de Getty Images na França, para fotografar a campanha imitando as fotos de paparazzi. O styling é da russa Lotta Volkova, que também faz Vetements.
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Demna Gvasalia reuniu um ótimo casting que inclui as tops Stella Tennant e Alek Wek e sua amiga e musa, Eliza Douglas, todas posando como as super celebridades fugindo ou se escondendo dos paparazzi. E elas são protegidas, claro, por vários seguranças ou com uma bolsa da marca na frente do rosto. As outras modelos que compõem o casting são Dipti Sharma, Kennah Lau, Marjitta Nissinen, Christine Willis e Raphaele Godin com seu filho.
As fotos foram feitas nas calçadas da Avenue Montaigne e da rua Saint-Honoré, locações das lojas da Balenciaga em Paris. Até os rostos de pessoas que aparecem de fundo, como segurança da loja, aparecem borrados, assim como nas fotos reais de celebs que vemos em sites e revistas.
No fim do ano passado, Kanye West lançou a Yeezy Season 6 com fotos de Kim Kardashian no mesmo estilo e agora refeita com uma série de clones de Kim, incluindo Paris Hilton. Mas Steven Meisel já fez ensaios assim para a Vogue Italia e outras marcas também reproduziram essas cenas em seus anúncios, como Moschino e Michael Kors.
As fotos de paparazzi sempre foram presentes no universo da moda, seja encantando com as imagens de ícones como Jackie Kennedy ou mais atuais como Rihanna ou Kate Moss. “O mesmo desejo de ver cenas reais por trás do glamour de celebridades como a Princesa Diana é o que move o público com o mesmo fervor hoje com as celebridades atuais”, diz Andrew L. Mendelson ao site The Fashion Law. Seguir celebridades, através de revistas ou redes sociais, faz parte da cultura pop e a moda, como espelho dos tempos, sempre refletiu isso. Como se estivesse dizendo: se você usar essa bolsa ou se vestir dessa maneira, vai incorporar o estilo de vida que atrai os fotógrafos e que tem uma atmosfera de glamour.
Mas tanto a campanha da Balenciaga quanto a da Yeezy não precisam passar essa mensagem. A ideia e o motivo por trás são muito mais irônicos.