Após quase 10 dias do tiroteio que matou 17 pessoas na Stoneman Douglas High School, na Flórida, os estudantes não param de se movimentar para chamar, mais uma vez, atenção para o regulamento de armas nos Estados Unidos, chamando a atenção de celebridades que também costumam se envolver em causas pelos direitos humanos. George e Amal Clooney, assim como Oprah Winfrey e Steven Spielberg doaram US$ 500 mil cada para a Marcha por Nossas Vidas (March for Our Lives), planejada para o dia 24 de março em Washington – mas que provavelmente deve se espalhar por muitos outros locais pelo país.
A Gucci foi a primeira marca de moda a anunciar uma doação no mesmo valor, sendo também a primeira a se envolver no assunto do controle de armas. Sabe-se que nos EUA a National Rifle Association paga milhões a políticos para que não deixem passar uma nova lei de controle de arma. “Nós estamos do lado da Marcha por Nossas Vidas e desses estudantes destemidos que exigem que suas vidas e a segurança se tornem prioridade”, disse a marca em um comunicado. “Nós todos fomos diretamente ou indiretamente impactados por tragédias sem sentido como essa”.
A Gucci vem saindo na frente ao se movimentar em relação a assuntos polêmicos, como a questão da sustentabilidade na moda, uso de pele animal e igualdade de gêneros. Juntos, o diretor criativo Alessandro Michele e o CEO Marco Bizzarri tem apontado a marca em direção ao futuro e à sua permanência no topo.
Isso sem contar que trata-se de uma marca italiana apoiando uma iniciativa que surgiu nos EUA. Cadê o posicionamento de marcas como Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Michael Kors? Assim, a Gucci passa um recado importante para a indústria: é necessário se envolver. “Eu fiquei realmente tocado pela coragem desses estudantes. Eu apoio a Marcha e estou ao lado dessas meninas e meninos tão fortes que estão lutando por sua geração e pelas outras por vir”, diz Michele.