*esta matéria foi atualizada em 03.04.2017
Após apenas três temporadas, Haider Ackermann deixa a direção criativa da marca masculina Berluti. Apesar das três excelentes coleções apresentadas, fontes dizem que ele não tem conhecimento profundo em acessórios, foco da Berluti enquanto business, representando 70% das vendas.
“Haider esteve no centro da evolução da Berluti em termos de coleções e imagem. Seu feeling para materiais, cores e seus desfiles incríveis serão sempre parte da história dessa casa”, disse o CEO Antoine Arnault em um comunicado oficial. “Sou imensamente grato por poder colocar minha criatividade a serviço dessa marca trabalhando com um time apaixonado pelo que faz. Agradeço a eles por seu comprometimento”, diz Ackermann.
Ackermann, que tem entre seus fãs Kanye West e Usher, entrou na Berluti em 2016 e neste ano vestiu o jovem ator Timothée Chalamet em um smoking branco para a cerimônia do Oscar.
Kris Van Assche é anunciado como novo diretor criativo
A saída de Ackermann foi uma surpresa e iniciou rumores de que Kris Van Assche, que saiu da Dior Homme, deve entrar em seu lugar. No início do mês, a LVMH disse que Van Assche estaria a frente de um outro projeto dentro do grupo, mas não especificou qual.
Hoje (03/04) o grupo detentor da marca anunciou oficialmente que Kris será o novo diretor criativo.
A Berlutti pertence ao grupo LVMH, que tem mostrado um foco forte na combinação de luxo e streetwear. Só nesse ano, fez três nomeações sob essa direção: Hedi Slimane foi para a Céline, Kim Jones para a Dior Homme e Virgil para a Louis Vuitton masculina.
A Berluti foi fundada em 1895 e teve clientes célebres como Andy Warhol, Pierre Bergé, Jean Cocteau, Alain Delon, e Yves Saint Laurent. A marca foi adquirida pela LVMH em 1993.