Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga é um dos poucos designers do universo das marcas que luxo que anda nas ruas e consegue absorver como poucos o que está acontecendo de verdade na vida real e traduzir isso para o mundo dos sonhos do luxo, subvertendo seu sentido.
E mais uma vez, com seu olhar afiado para os movimentos que vem principalmente das periferias (das cidades e do mundo) ele logo percebeu a presença cada vez mais notável das camisas de futebol fora dos estádios e dos campos de pelada. Foi então que ele resolveu fazer a sua versão de luxo e apresentá-las no desfile de inverno 2020 da Balenciaga.
As camisas que acabam de chegar às lojas incorporam todos os elementos mais clássicos das camisas de futebol (brasão, recortes gráficos, logomarcas) redesenhada com um corte mais quadrado, ombros mais acentuados e oversized. São quatro variações de cores e brasões diferentes e o número 10 aplicado nas costas.
Para além da polêmica de uma peça como essa não fazer sentido para uma marca com a tradição luxuosa da Balenciaga, o que vem causando conversas calorosas nas redes sociais é o preço nada modesto da peça. Ela está à venda na Matches Fashion por 595 euros (algo em torno de R$ 3.900).
Como desfilar por aí com a camisa da Balenciaga não é para qualquer bolso, fizemos uma seleção das melhores e possíveis camisas de futebol disponíveis nas lojas do Brasil para quem quiser já adotar a tendência no seu dia-dia, para além das partidas de futebol.