Após SPFW, Rio Ethical Fashion e Brazil Immersive Fashion Week, agora é a vez de acontecer a quarta edição do Brasil Eco Fashion Week, um grande encontro online que olha para a moda do ponto de vista da sustentabilidade e da inovação.
O evento acontece de 18 a 28 de novembro com uma programação que inclui desfiles, workshops, exposições e oportunidades de negócios. Toda a programação do evento promove reflexões sobre novos modelos para a sociedade e a indústria. “Foi um desafio adaptar pro inline um evento com várias atividades como desfiles, showroom e diversos palcos de conteúdo – somente 2019 foram 2.500 pessoas por dia! Consideramos ser importante manter o evento que já vinha em um ótimo caminho de projeção e atuação no mercado, mesmo sabendo que seriam novas descobertas para realizar no formato online, um grande aprendizado para o futuro e presente do BEFW”, diz Rafael Morais, fundador do Brasil Eco.
As transmissões do evento serão acessadas pela página brasilecofashion.com.br/week e é possível acionar notificações na agenda para os Painéis e Desfiles.
Abaixo, veja os principais destaques da programação e acompanhe mais por aqui ao longo do evento:
Desfiles
As apresentações acontecem nos dias 26, 27 e 28 com seis marcas desfilando por dia, sempre a partir das 18h e em formato digital. São elas: Nuz Demi Couture, Nalimo, Ronaldo Silvestre, Ta Studio, Natural Cotton Color, Eneas Neto, Rico Bracco, Justa Trama, We’e’ena Tikuna Arte Indígena, Movin, Comas, Manuí Brasil, Libertees, Leandro castro, Vihe, Catarina Mina e Jouer Couture.
Paineis
São cinco dias de conversas com diversos profissionais debatendo temas como Cadeias de Produção Responsáveis, Cooperação entre Indústrias da Moda e Alimentação, Produção tradicional indígena, Programas e Certificações para o setor Têxtil, Moda como movimento colaborativo, A evolução dos Biomateriais na Moda, Empreendedorismo e Igualdade Racial, entre outros assuntos importantes para gerar reflexão sobre o presente e o futuro.
VAMO
Dentro da programação há também o lançamento do coletivo VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda), grupo formado por um time de profissionais interraciais e que nasceu para iniciar um processo reparatório na moda nacional, onde pretos e indígenas possam ter ferramentas e oportunidades anteriormente negadas pela estrutura racista do mercado. “Nesse lançamento curamos uma parte do conteúdo do dia 20.11 no BEFW (dia de consciência negra) falando sobre o nascimento do nosso movimento, discutindo o Mercado, A força do Mulherismo e da Mulher Preta como base da Pirâmide Social e a Flexibilização da Indústria para a interação com profissionais e negócios afro indígenas centrados”, conta o estilista Rafael Silvério, um dos guardiões do VAMO.
Workshops
São quatro dias de workshops voltados para a criação de uma moda mais consciente. Entre os cursos, estão o de Maquiagem Sustentável, Mapa de Empatia e Comunicação Não-Violenta, Introdução ao Tingimento Natural, Introdução à Agrofloresta Têxtil, Moda Circular e Desafios da Modelagem Baixo Resíduo. Aqui você encontra a programação completa e ainda dá tempo de se inscrever.
*O FFW é parceiro de mídia do Brasil Eco Fashion Week