Nesta semana, a Gucci publicou seu primeiro relatório de impacto socioambiental. Com o resultado dos últimos anos da grife, o Relatório de Impacto Equilibrium da Gucci foi elaborado para resumir os compromissos, o progresso e mensurar as ações tomadas pela marca para gerar mudanças positivas para as pessoas e o planeta e compensar o impacto socioambiental da grife.
Marcas gigantes e globais como a Gucci, são, historicamente, responsáveis por uma grande parte da emissão de gases e pegada de carbono do setor têxtil. Como tal, essas marcas tem uma responsabilidade socioambiental de recompensar esses impactos. Não é sobre aplaudir marcas por fazerem o mínimo, mas sim apontar a importância dessas marcas se atentarem a cumprir suas responsabilidades na redução dos impactos ambientais e reafirmar que esse é um passo importante na busca por transparência no setor da moda.
Sem dúvida, esperamos que cada vez mais marcas abram para consulta seus dados de impacto socioambiental como a Gucci e a Semana de Moda de Paris planeja fazer também.
Os novos resultados da Gucci revelam que a Marca ultrapassou a meta estabelecida para 2025 em 2020, quatro anos antes do tempo: -44% de redução dos impactos ambientais totais e -47% de redução nas emissões de gases de efeito estufa (valores de referência de 2015). O relatório também apresenta uma redução contínua dos impactos ambientais da grife ano a ano a partir de 2015. Apenas em 2020, a Gucci reduziu em 17% suas emissões de gases de efeito estufa e -9% de sua pegada de carbono total (em relação a 2019).
O relatório é dividido em dois pilares principais, o de Pessoas, que mede o impacto social e o de Planeta, mais focado no ambiental e ecológico. Confira abaixo os principais dados do relatório, que está disponível para download no site da Gucci Equilibrium.
Pessoas
- Best Workplace 2020 na Itália pelo segundo ano consecutivo
- Estabeleceu o Conselho de Equidade Global para integrar e reforçar ainda mais a diversidade, a equidade e a inclusão
- 57,4% de mulheres membros da diretoria globalmente e avaliada como 98/100 no Índice de Paridade de Gênero de 2020 na França
- Mais de US$ 17,5 milhões arrecadados para apoiar projetos de igualdade de gênero e defesa por meio do CHIME FOR CHANGE, financiando 442 projetos em 89 países e impactando diretamente 28.379 mulheres e meninas em 2020
- Recebeu o prêmio “Welcome. Working for Refugee Integration” da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em 2020 pelo segundo ano consecutivo
- Mais de € 2,5 milhões doados para apoiar iniciativas de alívio da COVID-19, incluindo a promoção do acesso equitativo às vacinas em todo o mundo
- Estabeleceu programa com o Banco Intesa Sanpaolo para apoiar os fornecedores de moda da Itália durante a pandemia, proporcionando acesso rápido a empréstimos com condições favoráveis e totalizando mais de € 200 milhões em empréstimos em 31 de dezembro de 2020
- Lançou o Changemakers Fund de US$ 5 milhões para promover o bem social e a justiça racial em diversas comunidades na América do Norte, que impactou positivamente mais de 52.000 pessoas em 12 cidades em 2020 , e um programa de bolsa de estudos de US$ 1,5 milhão para apoiar diversos jovens talentos que entram na indústria da moda
- Lançou a Gucci École de l’Amour para transmitir habilidades de artesanato de luxo, com 526 alunos artesãos matriculados desde 2018 Introduziu o Gucci Design Fellowship Program, uma colaboração para fornecer experiência prática a jovens designers de dez escolas de moda internacionais, ao mesmo tempo em que facilita o intercâmbio cultural.
Planeta
- A análise de EP&L de 2020 mostrou uma redução de 44% na pegada ambiental total da Gucci e uma redução de 47% em suas emissões de gases de efeito estufa em suas operações diretas e em toda a cadeia de abastecimento desde 2015, em relação ao crescimento
- Carbono neutro nos escopos 1, 2 e 3 do Greenhouse Gas Protocol desde 2018
- 93% do consumo de energia renovável em todo o mundo (lojas, escritórios, depósitos, fábricas de propriedade da Gucci) em 2020, com uma meta de 100% até 2022
- 95% de rastreabilidade geral dos materiais
- Explorou modelos de negócios circulares e criou a primeira coleção circular “Gucci Off The Grid” sob a Gucci Circular Lines
- Lançou uma nova embalagem ecológica para lojas e online
- Obteve a certificação de sustentabilidade ISO 20121 para eventos, incluindo desfiles de moda
- Investiu na proteção e restauração de mais de 1,9 milhão de hectares de florestas, manguezais e biodiversidade
- Introduzido o Natural Climate Solutions Portfolio da Gucci, incluindo investimentos em agricultura regenerativa
- Associou-se ao The Lion’s Share Fund para proteger a vida selvagem e os habitats ameaçados