FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    PACE lança nova coleção e Felipe Matayoshi conta sobre referências Japonesas

    Nova coleção é inspirada nos artefatos e vestuário de seus avós, 1ª geração de sua família que veio ao Brasil.

    A Pace, marca do estilista Felipe Matayoshi, lança sua nova coleção de inverno 21. Entitulada “Family Commerce”, a coleção busca inspiração em um livro de dona Reiko Matayoshi, avó de Felipe, que retrata a história dos 40 anos de uma cooperativa que cultivava satoukibi (cana de açúcar) até ampliar as plantações para edamame, quiabo e orquídeas, em Okinawa, província pertencente ao Japão. 

    O livro é repleto de fotos dos funcionários com suas vestimentas, maquinários de agricultura aos computadores nos escritórios recentes (1987), jogos e campeonatos do esporte chamado Gateball. Essas fotos e diagramação do livro serviram como base de pesquisa para formular a coleção. 

    felipe_ensaiojpg

    As coleções da Pace são sempre cheias de histórias, algo que não vem sem um porquê: Felipe é da terceira geração da família de origem japonesa e suas coleções, além de inspiradas no design japonês, contam sobre suas vivência e seus laços familiares. Outras fontes de referências que o inspiram são roupas e os artefatos de seus avós. Nessa coleção, mais especificamente, ele fala de Okinawa, uma província japonesa com clima tropical e um povo caloroso, que Felipe compara aos brasileiros. “É uma província bem tropical, com um povo bem receptivo, como os brasileiros. Trazer isso sobre Okinawa estando no Brasil é muito importante devido às tantas referências culturais que o Brasil carrega”

    Felipe também nos conta que no Brasil está a maior colônia do povo Okinawa fora do Japão e que preservam até hoje seu dialeto – um dialeto que já foi extinto por lá, devido às pressões imperialistas. Como grande parte dos imigrantes, a família Matayoshi também empreendeu quando chegou ao Brasil, e o avô de Felipe teve uma marcenaria. A partir daí se torna bastante fácil a compreensão do nome dado à coleção: “Family Commerce”.

    Pace Family Commerce | Divulgação

    Pace Family Commerce | Divulgação

    A Pace, como seu próprio nome sugere – ritmo ou passo – surgiu em 2017, focada em calçados e expandiu mais tarde seu mix de produtos para o vestuário e streetwear, ganhando atenção de sites internacionais do seguimento. Nessa coleção a marca retorna com um drop robusto de calçados. São 12 variações de modelos a partir de 4 bases, incluindo o “CRC” abreviação de Cacareco, apelido carinhoso dado pela indústria brasileira ao sapato de modelo “Clarks”. “Hoje pouquíssimas marcas nacionais fazem isso (calçados), claro que existem algumas exceções, mas o mercado ainda é um pouco carente nesse sentido” aponta Felipe. 

    Pace, Family Commerce | Divulgação

    Pace, Family Commerce | Divulgação

    Atualmente Pace tem pontos de venda Portugal e no Canadá e está disponível na  Farfetch. A última coleção também tem tido uma recepção muito positiva do mercado nacional, segundo Felipe. Os produtos da Pace unem um streetwear facilmente “hypável” com uma alfaiataria inteligente e um design bastante único, diferente do que estamos acostumados a ver no mercado nacional. É realmente como Okinawa, a província que inspira Felipe Matayoshi: se mantém fiel às suas origens e tradições, conversa perfeitamente com o presente e tem um toque brasileiro. 

    “Parece que a pandemia veio muito mais forte esse ano, então estamos realizados (com a boa recepção) e com energia para fazer a próxima coleção, que já estamos confeccionando.” Finaliza Felipe.

    Não deixe de ver
    Timothée Chalamet estrela nova campanha cinematográfica da Chanel
    New Balance celebra Grey Days em maio
    Greta Gerwig veste Maison Margiela em Cannes e é criticada nas redes
    Uniqlo anuncia lançamento de fast fashion nos EUA
    Grupo Arezzo&Co faz evento de lançamento de novas coleções em São Paulo
    A camisa polo foi atualizada e ganha uma cara nova em 2024
    Essas 5 marcas esnobaram Zendaya no tapete vermelho, saiba quais são elas
    Gucci traz de volta o Boho chic em coleção de resort 2025
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    FFW