Uma roupa nunca é e nunca será apenas um pedaço de tecido. Assim diz Alessandro Michele ao descrever a nova campanha da Gucci, chamada The Exquisite. Usando referências da filmografia do genial diretor Stanley Kubrick, Alessandro cria uma linha de raciocínio que brinca com alguns clássicos, como Laranja Mecânica, 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado e Barry Lyndon. “Sempre me encantei com o cinema. Por seu poder de contar histórias que podem sondar a aventura humana à sua deriva. A campanha é minha homenagem ao cinema e um de seus maestros mais brilhantes”, descreve o designer por trás da marca italiana em material para a imprensa.
A capacidade de Kubrick em adorar assuntos diferentes e narrativas que levam o espectador à reflexões estéticas e culturais combinam com o visual proposto por Michelle. Um dos exemplos é da cena que parodia 2001, em que a famosa cena do astronauta de costas para a câmera com seu look futurista, contrasta com o vestido verde de babados de tule. Laranja Mecânica, confunde quem assiste a paródia fashion ao refletir se aquilo se trata de um remake ou uma montagem digital para conseguir reproduzir com proeza os detalhes e os frames do filme, agora dirigido por Mert & Marcus.
A linha do tempo se hackea quando vemos cenas oníricas do traje vitoriano de Barry Lyndon ostentando um grande logo da parceria com a Adidas. “Manipular suas imagens, dentro de uma nova estrutura semântica é como hackear a Monalisa. Mas a inspiração e a empatia só são possíveis através da máquina cinematográfica ficcional”, comenta o designer.
Assista o vídeo da campanha: