Por Laís Andrade, do @cherryglossbr
Os desfiles das coleções Resort – conceito criado por Coco Chanel em 1919 conforme explicado pelo FFW nesse post – voltaram com força total neste ano, levando um verdadeiro espetáculo de moda para locais tão diversos e surpreendentes quanto uma plaza histórica em Sevilha; um instituto dedicado à ciência da cura na Califórnia; um castelo medieval na Puglia e as charmosas ruas de Monte-Carlo.
Analisando as maquiagens e penteados vistos nas passarelas, notamos cinco destaques com potencial para se tornarem fortes tendências nas próximas estações. Confira a seguir!
1. Pele “wet glow”
Se tivermos que selecionar apenas uma característica em comum, que foi vista na beleza da maioria dos desfiles, certamente seria o da pele com aspecto de brilho molhado.
No desfile da Gucci, a tela para as maquiagens super criativas assinadas por Thomas de Kluyver foi justamente a pele com aparência de úmida. Aqui, o efeito foi criado com a “Brume De Beauté” da marca, uma espécie de bruma com ingredientes hidratantes e calmantes que foi aplicada no início, como parte do preparo da pele, e também ao final da maquiagem, deixando o efeito orvalhado em evidência.
Outro produto chave para intensificar o aspecto do brilho molhado na pele foi o “Éclat De Beauté Effet Lumière“, espécie de gloss multiuso com textura em gel e sem glitter, também da Gucci Beauty, que foi aplicado de forma concentrada nas têmporas, no centro do nariz e no osso abaixo das sobrancelhas.
Já no desfile da Dior, a pele apresentou um “brilho hidratado” um pouco mais sutil que o da Gucci, que o genial Peter Philips, Diretor Criativo da Dior Makeup, criou com a base Dior Backstage Face and Body.
Antes da base, a pele das modelos foi tratada com os séruns de rosto e também de olhos da linha Capture Totale, para garantir uma hidratação de dentro pra fora, que possibilita que a pele exiba uma luminosidade de forma natural.
Por último, na moderna passarela da Louis Vuitton, a pele “wet glow” foi certamente o grande destaque da beleza, mantida clean e impecável, com a assinatura inconfundível de Pat McGrath. A icônica maquiadora usou nas modelos seu recém-lançado “Divine Skin: Rose 001”, um produto do tipo essence que funciona como um hidratante líquido, trazendo essa luminosidade natural enquanto trata e nutre a pele. Rainha do glow, Pat aliou o skincare a diversos iluminadores em balm, também da sua marca própria, para o aspecto de pele iluminada e com viço que ela faz como ninguém.
2.Acabamentos metalizados
No desfile/espetáculo da Gucci, o maquiador Thomas de Kluyver esbanjou ousadia ao aplicar no rosto de algumas modelos as sombras com acabamentos metalizados da Palette Beauté des Yeaux Floral de uma forma criativa e livre de regras, indo muito além da pálpebra móvel e avançando em direção às têmporas. Nada de sombras “blocadas” e esfumados impecáveis: a regra na Gucci foi claramente a liberdade e a criatividade na beleza, resultando em looks de tirar o fôlego.
3.Maçãs do rosto fortemente rosadas
Lembram do post em que falamos sobre a estética de skater boys como Donovan Wild Fong, que usam blushes em tons intensos aplicados de forma concentrada, e que estão chamando a atenção de marcas como a MAC Cosmetics? Pois os desfiles Resort parecem também estar de olho nessa tendência!
Nas passarelas da Chanel e da Gucci, algumas modelos exibiram maçãs do rosto em tons super saturados de pink, coral e vermelho-cereja. Para conseguir conquistar a intensidade de cor desejada, alguns maquiadores optaram por usar batons no lugar do blush, um truque que vem fazendo sucesso também nas redes sociais.
No desfile da Gucci, por exemplo, algumas modelos exibiam bochechas fortemente coradas com o batom vermelho 25 Goldie Red da marca, que foi aplicado nas maçãs e têmporas com os dedos para um efeito mais natural.
4. Boca nada + olhos tudo
A tendência da valorização dos olhos pela maquiagem, provocada por 2 anos de uso intenso de máscaras de proteção, parece não dar indícios de que vai acabar tão cedo. Afinal, o famoso look “boca nada + olho tudo”, que usa de artifícios como delineados gráficos, sombras intensas e cílios dramáticos, foi vista em diversas beleza dos desfiles Resort.
O destaque fica para a Dior, que costuma lançar tendências de beleza a cada estação, e que levou para sua passarela em Sevilha uma beleza dramática com grande destaque para os olhos, ressaltados por um belo e intenso esfumado gráfico preto que, segundo Peter Philips, seguia o sombreado horizontal criado pelos chapéus usados por algumas modelos.
Já no desfile da Chanel, o destaque aos olhos foi criado com o uso de máscara nos cílios de cima e de baixo, complementado por um leve esfumado em tons de cinza ou marrom em todo o contorno dos olhos.
A parte da “boca nada”, por sua vez, foi criada com o uso de balms labiais, um tipo de batom ultra hidratante, com ingredientes que nutrem a fina pele dos lábios, com leve pigmentação, ou algumas vezes até sem cor. Essa categoria de produto vem sendo lançada por diversas marcas, sendo uma das grandes apostas de maquiagem para a próxima estação.
5.Cabelos estampados
Além de apresentarem muitos acessórios como chapéus (na Dior), bonés e laços (na Chanel), e lenços (na LV), as cabeças dos desfiles também foram enfeitadas com “estampas” criadas nos próprios fios. No da Gucci, por exemplo, o destaque ficou por conta dos cabelos raspados exibindo o monograma da marca, em looks criados pelo hairstylist Paul Hanlon.