Fuzzy effect: a tendência que não vem do TikTok
A textura felpuda e estética vintage do mohair está volta à moda
Fuzzy effect: a tendência que não vem do TikTok
A textura felpuda e estética vintage do mohair está volta à moda
O mohair virou hit. O tecido da fibra natural e textura felpuda semelhante a lã, feito do pêlo de cabra de angorá, que no passado serviu de material para blusas aconchegantes tem ganhado novamente espaço na moda e conquistado novos fãs por sua estética desfiada e muitas vezes podrinha.
A textura se popularizou inicialmente por causa do filme Paris Texas (1984), usado pela atriz Nastassja Kinski e nas décadas seguintes reapareceu como material associado à contraculturas principalmente os cardigans feitos do material. Peça da juventude rebelde, eles fizeram a cabeça dos punks nos anos 70, dos hippies nos anos 80 e dos grunges dos anos 90 por traduzir essa estética de desleixo premeditado, que imprime estilo sem muito esforço. Impossível não lembrar de Kurt Cobain, com seu cardigan esgarçado de mohair cinza no acústico MTV, de 1994.
O recente sucesso da textura se deve à Marni. Em 2019, o designer Francesco Rizzo Marni resgatou a fibra na coleção masculina de inverno da Marni. Os cardigãs listrados com pegada artsy e de edição limitada se esgotaram rapidamente e foram parar no guarda roupas de fashionistas e celebridades da música e do esporte.
Quem faz
Designers da nova geração também estão descobrindo as possibilidades do mohair. A marca masculina Aimé Leon Dore fez uma série de cardigans e suéteres em cores nobres, enquanto a ERL aposta nos degradês multicoloridos.
Já a dupla Cherry e Home Phuangfueang, da novata marca Nong Rak tem explorado o tricô manual feito com resíduos de fios de mohair para criar divertidos bucket hats, gorros, luvas, vestidos e até biquínis tecidos manualmente. Por conta das redes sociais, as criações da Nong Rak caíram nas graças de Marc Jacobs e Hailey Bieber.
Raf Simons, Ricks Owens, Saint Laurent, Fendi e até mesmo a Bottega Veneta, em sua novíssima nova coleção de resort, também apresentaram peças na textura e engrossam o coro da tendência.
Versão sintética
Material caro e raro, o uso dos fios de mohair viraram alvo da PETA pelas práticas de extração. Em 2018, a organização fez uma denúncia sobre casos de maus tratos na tiragem dos fios de lã da cabra angorá. Como opção ao preço e raridade do material, marcas mais populares e acessíveis como Zara, H&M e Gap optaram por trocar a fibra natural pela fibra sintética para produzir peças com o efeito fuzzy do mohair.
A marca brasileira de streetwear UMS458 apresentou cardigãs listrados com o efeito similar ao mohair na última Casa de Criadores em colaboração com o estilista Felipe Fanaia.
Quem usa
Entre os fãs de peças no tecido felpudo e desfiado estão alguns dos idols do K-Pop. Jung Wooyoung usou o cardigan amarelo listrado da Marni fazendo com que a peça se esgotasse. Furando a bolha da moda, as peças texturizadas também ganharam os astros da NBA Shai Gilgeous-Alexander, Russell Westbrook e PJ Tucker. Este último apareceu recentemente usando não uma peça, mas um conjunto colorido de blusa e calça da marca italiana. Por aqui, a peça a UMS458 e Felipe Fanaia acabou no guarda roupas do influencer João Guilherme, que tem o toque de midas para tendências – o que promete fazer com que a coisa possa pegar por aqui também.