Sapatos Mary Jane ressurgem como nova obsessão de celebridades
Conheça a história do modelo que inicialmente foi pensado para garotos e retorna com novas propostas
Sapatos Mary Jane ressurgem como nova obsessão de celebridades
Conheça a história do modelo que inicialmente foi pensado para garotos e retorna com novas propostas
Com cara de sapatos vintage de criança, o modelo Mary Jane continua firme e forte no coração (e os pés) das celebridades como Olivia Rodrigo, Gigi Hadid, Jennifer Lawrence e Dua Lipa (na versão da Margiela). Desde que ressurgiu no desfile de Verão 23 da Prada, ele tem sido reinterpretado de diversas maneiras por inúmeras marcas, do fast fashion ao luxo.
A história do Mary Jane começou em 1902, quando o cartunista americano Richard Felton Outcault criou uma personagem chamada Mary Jane para sua história em quadrinhos Buster Brown, que só usava o mesmo sapato.
Quando Outcault licenciou seus personagens para a Brown Shoe Company, o nome pegou, e o sapato começou a ficar cada vez mais conhecido. E apesar de terem ganhado os pés dos adultos na década de 1920, a verdadeira mudança ocorreu a partir de 1960, quando ícones de estilo como Jane Birkin e Twiggy passaram a usar o modelo, que então se tornou parte do guarda roupa feminino.
Como a gente sabe, os ciclos na moda se repetem e a estética de sapatinho de boneca o torna fácil de usar, combinar e adaptar estilos variados, do vintage ao grunge. Muitas marcas lá fora e aqui têm lançado sua própria versão e praticamente em todas as lojas podemos encontrar uma modelo diferente de Mary Jane: com ou sem salto, sola tratorada, tachas e laços, cores metalizadas.
Fizemos uma seleção com nossos modelos preferidos que estão à venda no Brasil.