Para além da quadra: a moda do US Open
Como a nova geração de atletas tem se apropriado da moda no tênis
Para além da quadra: a moda do US Open
Como a nova geração de atletas tem se apropriado da moda no tênis
Por William Cerqueira (@bloke.br).
No dia 10 de setembro terminou o US Open, com a final individual masculina entre Novak Djokovic e Daniil Medvedev, sendo uma das principais e mais tradicionais competições de tênis em todo mundo, sendo disputado desde 1881. A competição que começou em 22 de agosto foi bem agitada e trouxe um saldo positivo além dos duelos em quadra.
O cenário do tênis sempre foi muito aberto a moda, desde René Lacoste a Serena Williams, o que não é algo diferente com os atletas da nova geração como Alcaraz, Tiafoe e Shelton trazendo de volta as regatas com um design exclusivo para o US Open – as camisas do Carlos Alcaraz e Frances Tiafoe chamaram atenção pelos padrões coloridos trabalhados pela Nike, as cores remetem às usadas no início dos anos 2000 por Rafael Nadal. Ben Shelton também inovou com uma regata em duas cores da On, que expandiu seus produtos para o tênis recentemente.
Outro nome é Jannik Sinner, que também roubou a cena com sua bolsa da Gucci, vale lembrar que o tenista italiano já havia virado manchete quando usou uma bolsa da marca de luxo em Wimbledon (no US Open a marca italiana havia criado um modelo especial feita exclusivamente para Sinner, contou com detalhes em azul e amarelo, incluindo as alças da bolsa com o nome do atleta estampado).
Fazendo o uso de tons de rosa, a vice-campeã do feminino individual Aryna Sabalenka usou um vestido e tênis que foram produzidos pela Nike, trabalhando um design exclusivo para a atleta na competição. Ainda explorando a cor rosa, as campeãs das duplas femininas Erin Routliffe e Gabriela Dabrowski usaram nas finais uma combinação de branco e rosa que trouxe um ar de estilo à conquista das atletas.
A campeã individual feminina Coco Gauff, além do seu desempenho incrível na competição, foi a grande protagonista do US Open 2023, com o título, Gauff aos 19 anos se tornou a tenista Americana mais jovem a ganhar o US Open desde Serena Williams em 1999. Sendo uma das principais atletas da New Balance, Coco tem sido uma aposta bem-sucedida em atrair o público adolescente para o tênis, além do título inédito para Gauff, ela desfilou em quadra com um par que leva sua assinatura, o New Balance Coco GC 1 – o design e estrutura do tênis é inspirado no basquete, porém leva as cores das quadras e das bolas usadas no tênis.
Também campeão individual Novak Djokovic usou uma blusa da Lacoste para receber o troféu, o modelo contou com o número 24 bordado no peito em referência ao seu vigésimo-quarto título de Grand Slam, o tenista sérvio já havia usado o mesmo padrão em anos anteriores, quando o número 22 e 23 estamparam suas roupas em suas respectivas conquistas. Aproveitando o
número 24 que foi tema do seu vestuário durante a celebração, Djokovic prestou homenagem a Kobe Bryant, que usou o número durante boa parte da carreira.
Sendo o último Grand Slam do ano, o US Open de 2023 foi recheado de emoções, histórias, tendências e muito estilo, fazendo que toda a classe do tradicional torneio fosse representada dentro das quadras pelos melhores tenistas do mundo.