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    Verão: 4 marcas e designers que são a cara do verão brasileiro

    Esses nomes prometem ser os mais vistos ao longo da estação mais quente do ano e, claro, no carnaval!

    Verão: 4 marcas e designers que são a cara do verão brasileiro

    Esses nomes prometem ser os mais vistos ao longo da estação mais quente do ano e, claro, no carnaval!

    POR Laura Budin

    Com o carnaval se aproximando, algumas marcas e designers nacionais começam a se destacar por sua estética singular, solar e divertida em criações cheias de identidade que vem conquistando uma seleta clientela em busca de peças exclusivas e com DNA brasileiro. Apontamos aqui quatro nomes que prometem ser a sensação da temporada de verão e hits nas festas carnavalescas!

    Andrea Almeida (@andreaalmeidaofficia)

    Outra grande aposta para o verão é Andrea Almeida, marca homônima baseada em Belo Horizonte. A designer define suas criações atemporais em crochê como ‘‘arte vestível’’ baseada em princípios sustentáveis e feitas 100% de forma manual.

    A marca já vestiu nomes como Alessandra Ambrósio, Livia Nunes, Danielle Bernstein e Silvia Braz e quando perguntada sobre planos para o verão, explica: ‘‘Continuar inovando e deixando a mulher que usa [a marca] segura e confiante’’.

    Ofe Gallery (@ofegallery)

    Criada por Ofelia Brosco (@ofeliabrosco), a carioca Ofe Gallery nasceu em 2021 como uma marca focada em decoração e artes plásticas. E falar de Ofe Gallery é falar do renascimento – e do reencontro – de Ofelia consigo mesmo. Em março de 2023, com a mudança da artista para São Paulo, a Ofe Gallery abriu as portas para novas criações de roupas e acessórios mantendo a identidade de upcycling tão comum ao cerne da marca.

    Seu trabalho tem como matérias-primas principais o plástico, a lycra e o cetim que se misturam com acetato, garrafas pet, resina e silicone.

    Ofelia descreve a marca como ‘‘lúdica, transcendental e inesquecível’’, tendo como público-alvo ‘‘pessoas com atitude e que sabem ousar, exalar a magia das roupas, que gostam de peças exclusivas e totalmente únicas, com essência, que enxergam as peças como obras de arte’’.

    A Ofe Gallery já vestiu figuras da nova cena da música pop nacional como Marina Sena, Urias, Linn Da Quebrada, Pabllo Vittar e Vivi e aguarda o carnaval para um drop de acessórios únicos repleto de brilho e texturas.

    Projeto Ponto Firme (@projetopontofirme)

    A Ponto Firme de Gustavo Silvestre (@silvestregustavo) nasceu de uma iniciativa social dentro de presídios masculinos com o intuito de ensinar crochê aos detentos em 2015. No entanto, Gustavo, fundador da marca e do projeto, já participava ativamente da indústria da moda desde 2003. Hoje, a Ponto Firme conta com um ateliê-escola, que geram fontes de renda e estudos por meio do crochê.

    ‘‘Exclusividade, luxo artesanal e responsabilidade social”, é assim que Gustavo define a marca, cujas criações vem conquistado um público que ele descreve como ‘‘pessoas que valorizam o trabalho artesanal brasileiro e gostam de vestir algo exclusivo’’.

    Sílvia Brás, Livia Nunes, Camila Queiroz, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Bruna Marquezine, Preta Gil, Xênia França, Paolla Oliveira e Anitta fazem parte de uma rede de clientes e admiradores da Ponto Firme. Sobre as expectativas para o verão, Gustavo nos conta: ‘‘Estamos produzindo looks para artistas que se apresentarão durante o Carnaval e também desenvolvendo peças exclusivas para muitos clientes especiais’’.

    Victor Hugo Mattos (@victorhugomattoss)

    Victor Hugo Mattos criou sua marca homônima em 2015, no Rio de Janeiro, com foco no trabalho manual, bordados, crochê e alfaiataria e ganhou visibilidade ao participar do Projeto Estufa, dentro da SPFW. Ele descreve sua marca como ‘‘caleidoscópica, autoral e exuberante’’, com raiz no upcycling e no garimpo de pedrarias, peças antigas e jóias para a confecção de suas roupas.

    Entre fãs de suas criações estão nomes como Marisa Monte, Erykah Badu, Paolla Oliveira, Anitta, Helena Bordon, Majur, Linn da Quebrada, Karol Conká, Alessandra Ambrósio e outras figuras da cena cultural e artística.

    No último réveillon, sua collab Summer Oasis com a NK Store, foi hit nas festas entre artistas e celebridades. Antes muito procuradas para as festas de carnaval e final de ano, agora a demanda do designer é constante “É uma produção que não pára durante o ano, o que me deixa muito feliz. Acaba que essas peças mais resort ou veraneio que a marca produz tem pertinência o ano inteiro e já não sinto tanto uma predominância do meu trabalho somente no Carnaval ou no verão por exemplo.” nos conta Victor.

    Mas quando falamos de carnaval, a demanda aumenta. Victor vestiu Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, em um dos ensaios da escola de samba e está preparando um look para a Anitta.

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