Demna adora brincar de brincar. Para o inverno 2024/2025 da Balenciaga ele continua com o seu humor peculiar e os questionamentos sobre o universo do luxo, especialmente expor tudo que a moda não quer ser associada – as camisetas com o logo do eBay – marketplace famoso por vender peças usadas – representam bem isso.
Mesmo repleto de ‘easter eggs’ e colocando em cheque o papel da moda, ele continua a fazer o mercado girar, entre fãs e haters. Aqui os pontos chaves para entender a apresentação:
– Segundo comunicado oficial, Demna disse que o desfile começou com uma homenagem a Cristobal e terminou com a visão dele de moda.
– Fiel escudeira: Kim Kardashian, novamente embaixadora da marca estava lá…
– O look cachecol, calça justa e bota até joelho, do inicio dos anos 2000, estava no moodboard de Demna.
– Models icons: Isabeli Fontana, Maggie Rizer,Ester Canadas e Franky Rider apareceram no desfile. O casting como um todo foi bem mais comercial.
– Influência Margiela: as experimentações como moletons formando vestidos, lembram o trabalho do icônico estilista belga.
– Mais Margiela: o uso de fita crepe para acinturar e ajustar peças grandes
Cultura pop x subculturas: assim Demna enxerga o jeito de vestir do jovem numa sociedade saturada de conteúdo e imagem
– Todos os códigos Demna apareceram: modelagem oversized, alfaiataria box, um quê de anos 2000 (como botas cuissarde com jeans e moletom).
– Ironias da vez: saias e tops feitos de dust bag, longo coberto de calcinhas, look que remete a mochila.