E fora do Instagram, você está bem? A Bottega Veneta está ótima. Há quase 1 ano a marca apagava toda sua presença digital nas redes sociais, causando espanto, já que parecia inimaginável qualquer marca existir sem estar presente nos nossos feeds. Pelo contrário, a marca criou a Issued, sua publicação digital, fez eventos fechados e quase secretos, as vendas aumentaram e a marca provou que existe vida fora das redes.
Hoje (21.10) a marca italiana revelou sua coleção Salon 03 - ou verão 2022 - na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, um destino nada convencional para um desfile de moda. Ao mesmo tempo, esse desfile na cidade que é o berço do techno, na sequência de um desfile realizado no club Berghain, o templo do techno em Berlim parece fazer algum sentido para o diretor criativo Daniel Lee, que tem o estilo musical como uma de suas melhores memórias da juventude.
O que é americano? Foi a pergunta que Lee se fez ao escolher a cidade para desfilar a coleção. Ele respondeu com uma série de referências a cultura norteamericana: das reinterpretações do clássico vestido branco de Marilyn Monroe em “O Pecado Mora ao Lado” (1955), às referências esportivas, principalmente aos uniformes do tênis, o workwear, e o jeanswear. Destaque para os anoraques e conjuntos em tecidos tecnológicos e brilhosos levemente amassados que lembram as esculturas de carros antigos do artista John Chamberlain e fazem referência à indústria automotiva, que tornou Detroit mundialmente conhecida nos anos 20. Depois disso, a cidade viveu por décadas uma decadência e esvaziamento e que agora vive uma nova fase de gentrificação.