A semana de moda de Nova York perdeu o seu brilho e luta para reconquistar relevância e interesse internacional com outras fashion weeks para além da hegemonia de Paris e Milão – e do hype de Copenhagen. Não é um a tarefa fácil, mesmo assim, diante das adversidades da indústria um nome tem conseguido fazer nossos olhares voltarem sua atenção para a cidade pelo frescor e curiosidade: a Luar, marca de Raul Lopez, estilista americano de raízes Dominicanas.
Na temporada passada o designer já havia furado um pouco a bolha quando Beyoncé surgiu de surpresa na sua fila A, mas depois de um nome de peso como ela, quem poderia causar um burburinho igual ou maior? Madonna. E a rainha do pop marcou presença no desfile de Lopez, na noite de ontem (10.09) comprovando que a Luar é a marca a se prestar atenção.
O desfile foi aberto por Alexis Consani e seu andar bem marcante. Transparências, muitas texturas, bordados improváveis, ancas tiravam a obviedade de calças de alfaiataria, bastante veludo molhado, ombros marcantes – ele adora power dressing –, mangas arredondadas meio cocoon e até leggings e peças de malha para “as minhas Lulu Lemon girls”, brincou o estilista se referindo a marca de activewear.
Por mais que seja o ponto de partida, os desfiles da Luar nunca se limitam às roupas, eles propõem uma atitude, um convite e uma nova forma de provocar o olhar. “Eu amo que, não importa o que você tenha pensado sobre o desfile, pelo menos você sai com algum tipo de energia. Isso é importante: dar às pessoas algo para falar” disse o designer logo após o desfile. Raul gosta de homenagear suas raízes latinas sem obviedades, mas sim que transmitam a sua forma de enxergar e também de compartilhar suas vivências. Tem dado certo e que bom.