Come to Brazil: continuamos trend entre os gringos. O que está por trás disso?
Em centenas de vídeos postados no TikTok ao som de funk, gringos tem rasgado elogios ao nosso país.
Come to Brazil: continuamos trend entre os gringos. O que está por trás disso?
Em centenas de vídeos postados no TikTok ao som de funk, gringos tem rasgado elogios ao nosso país.
De Beyoncé baixando em Salvador em sua festa Renaissance Club à Madonna escolhendo a praia de Copacabana para encerrar a Celebration Tour, o Brasil nunca esteve tão em evidência. As redes sociais têm sido invadidas por uma onda de posts em que diversas pessoas se dizem apaixonadas pela cultura brasileira e pelas batidas virais do funk no Tik Tok. Como efeito imediato, um altíssimo engajamento eufórico do público brasileiro deslumbrado nos comentários agradece o reconhecimento.
Hoje, o FFW te ajuda a entender um pouco mais sobre o atual fenômeno ‘‘Brasil’’ nas redes sociais.
O que foi o Brasilcore?
Seja pela copa do mundo ou pela tendência de camisas de time, a hashtag #Brasilcore foi usada e documentada em abundância durante 2022. Entre as polêmicas da definição do termo até os contextos em que as camisas verde e amarela eram usadas, era muito fácil ver o seu artista favorito usando uma roupa que estampava a bandeira e as cores do Brasil.
É fato que o ‘‘brasilcore’’, tendência de origens periféricas, dominou o mundo – e talvez tenha sido a faísca para o que estamos vendo agora.
Brasil PR: A atual trend do Tik Tok
Recentemente, sob a ideia de que o Brasil teria uma equipe de PR (relações públicas) que estão espalhando pelo mundo nossas maravilhas, diversos criadores do Tik Tok têm postado vídeos afirmando que o Brasil é o melhor país do mundo para se viajar. Seja pela cultura boêmia, as praias, as pessoas e até mesmo por nossa hospitalidade, a frase ‘‘Brazil got the best PR team’’ (O Brasil tem a melhor equipe de PR) gerou milhares de conteúdos sobre como esses dentro da plataforma.
@eileen_ivette Go ahead and save this to your Brazil folder lol. Hmu if you need any suggestions #Brazil #riodejaneiro #salvadorbahia
De certa forma, podemos atrelar o crescimento do interesse no Brasil ao número significativo de estrangeiros conhecendo o funk brasileiro. O gênero musical, que vem cruzando as fronteiras internacionais por artistas como Anitta e Ludmilla, ganhou muita força no Tik Tok no último ano. A faixa ‘‘Tubarão Te Amo’’ de DJ LK da Escócia, MC Ryan SP e Tchakabum, por exemplo, viralizou na plataforma e gerou uma trend mundial de dança em 2023 e acumula quase 150 milhões de plays no Spotify.
Além disso, também vale destacar os remixes de músicas internacionais com batidas de funk e os conhecidos edits da plataforma que aumentaram ainda mais o engajamento do gênero dentro do Tik Tok.
Eles só querem nosso engajamento?
É fácil encontrar comentários como ‘‘Come To Brazil’’ ou ‘‘Brazil loves you’’ em publicações de artistas internacionais e quando eles notam o público brasileiro, o engajamento de suas contas cresce exponencialmente. Foi assim recentemente com o post de agradecimento da cantora SZA após sua apresentação no Lollapalooza Brasil 2024 com mais de 25 mil comentários – a maioria deles de brasileiros – ou a mini produção feita por Bruno Mars – que se apresentou no The Town, ano passado – com o hit ‘‘Bruninho, Come To Brazil’’ que acumula mais de 60 milhões de visualizações no Instagram. Esse comportamento do público brasileiro em engajar em postagens de gringos elogiosos ao Brasil se repete até mesmo em publicações de criadores de conteúdos menores – basta usar um áudio de música brasileira ou falar sobre o Brasil e você verá: os brasileiros estarão ali comentando aos montes.
Apesar disso, falar sobre o Brasil é colocar o país no mapa como um dos pontos mais procurados por turistas no mundo. De acordo com a Agência Gov, o Brasil recebeu mais de 200 mil turistas neste carnaval, Salvador entrou na lista de destinos mais buscados por estrangeiros que querem visitar o Brasil, além de termos recebidos 1,7 milhões de turistas no verão deste ano – são inúmeros os exemplos que provam que o Brasil got the sauce e promete estar no centro de muitos eventos e conteúdos futuros nas redes sociais.