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    FFW Insider entrevista a empresária da beleza Bruna Tavares

    FFW Insider entrevista a empresária da beleza Bruna Tavares

    POR Lais Andrade

    bruna tavares na capa da ffw insider

    FFW Insider apresenta mensalmente personagens que que estão transformando a criação, o business, a comunicação e a cultura.

    Bruna Tavares conseguiu feitos inéditos na indústria da beleza nacional. Sua marca homônima virou um case de sucesso, com produtos que conquistam desde beauty maníacas até as nem tão entendidas assim e os motivos são inúmeros, dentre eles: tecnologia, custo/benefício e fórmulas inovadoras.

    O mais novo passo: trazer para o físico e reunir seu legado em um único espaço, o número 1107 da rua Oscar Freire, em São Paulo. Ali clientes, fãs, curiosos e entusiastas podem ter uma experiência para além do produto, adentrando um universo que está em plena expansão.

    ​Durante a abertura da BT House, Laís Andrade (do perfil @cherryglossbr) conversou com Bruna sobre a imersão que os consumidores terão no espaço, sonhos, os desafios do mercado de beleza brasileiro, saúde mental e até Disney.

    MATERIALIZANDO SONHOS

    “Eu sempre sonhei grande, sempre sonhei lá na frente. Estou lançando a BT House agora e já mirando em coisas muito maiores – eu miro estar nos filmes de Hollywood com a minha marca! Então eu tô sempre pensando no próximo passo. Todas as coisas que estão acontecendo são sonhos realizados, mas também são coisas que eu já tinha em mente e que eu trabalhei para criar ambiente para isso, sabe? E esse é só o começo – eu tenho muitas ideias!”

     

    DESAFIANDO O MERCADO DE BELEZA NACIONAL

    “Sou uma pessoa que pesquisa muito e que nunca aceitou não como resposta. Quando comecei a desenvolver produtos, eu ficava tentando descobrir os fornecedores das minhas marcas favoritas, sobretudo importadas. Comecei a ir atrás disso, e quando chegava numa conversa com um fornecedor eu ouvia “ai isso não dá pra trazer pro Brasil, essa matéria prima importada não dá custo, é muito complicado”. E eu sempre questionei o mercado, nunca aceitei esse não, sempre falei “como não dá? A gente tem que trazer, tem que fazer acontecer”. Por isso nossos produtos trouxeram tantas inovações para o mercado brasileiro. E nossa marca tem um laboratório próprio, o que faz toda a diferença, pois estamos o tempo todo desenvolvendo novas fórmulas e trabalhando em tempo real com o que existe de mais moderno no mercado global. Afinal, BT é uma marca nacional, mas que trabalha com fornecedores globais, com os melhores do mundo. Então eu acho que BT está dentro das tendências pois a gente bebe das mesmas fontes. Eu não espero um produto importado nascer pra copiar ele, eu to “bebendo das mesmas fontes” que as marcas internacionais na hora de desenvolver um produto. Estive recentemente no Japão formulando um produto de skincare literalmente na mesma empresa que cria fórmulas para as principais marcas de skincare do mundo. E acho que isso faz toda a diferença.” 

    A VISÃO DE BRUNA PARA A BT HOUSE

    “Em termos práticos, a ideia principal da BT House surgiu porque nosso portfólio foi aumentando muito, e hoje, apesar de estarmos distribuídos em milhares de pontos de vendas, nenhum deles consegue ter todos os nossos produtos – fora que a gente tem lançamento todo o mês! Então sentimos a necessidade de ter um espaço só nosso que pudesse oferecer a linha completa. Em relação ao branding, era importante termos um local onde pudéssemos ter um total controle de narrativa, para criar uma padronização do que é a linha BT em ponto físico. E isso vai inspirar as lojas que vendem a marca também, vai funcionar como um grande showroom.

    Do ponto de vista do público, vai ser um local para as pessoas viverem experiências completas com a marca. A BT House é recheada de conteúdo, de espaços “Instagramáveis” e experiências imersivas, quase como se fosse um metaverso da vida real. E também tem uma parte informativa muito forte, com displays em cada produto e muitos vídeos passando. Queríamos realmente que ela fosse uma rede social traduzida num ponto físico!”

    CRIANDO MEMÓRIAS ATRAVÉS DA BELEZA

    “O treinamento da BT House chama “o jeito BT house de criar memórias”. Isso é muito importante; não é “o jeito BT House de vender produtos” sabe? A gente quer criar memórias para que a alma da marca, o branding, se perpetue, e as pessoas consigam identificá-la cada vez mais. Eu acho que é isso que transforma uma marca num grande legado. E eu sempre falo que gosto de criar o efeito “UAU” pras pessoas, não só com o produto e a embalagem mas também na experiência física e digital.”

    DE OLHO NAS COMUNIDADES 

    “Os principais insights de mercado vêm da minha relação com a comunidade como um todo, não só a minha comunidade de BT mas de outros lugares também. Uma das minhas maiores fontes de pesquisa é ler comentários sobre produtos, tanto positivos quanto negativos, nacionais e internacionais, e um lugar que eu amo pesquisar, por exemplo, é o site da Sephora americana, que tem os reviews que os consumidores deixam. Eu quero saber porque um produto tá fazendo sucesso ou porque ele não tá, e o que tá faltando nesse meio termo.”

    PRODUTOS ACESSÍVEIS COM QUALIDADE PROFISSIONAL 

    “Desde que eu criei a marca meu foco foram os maquiadores, pois eu sabia que se eu fizesse um produto muito bom, ele iria parar nas bancadas deles. Afinal, estar lá é o maior desejo de qualquer marca, pois prova que você atende ao alto nível de exigência desses profissionais. Então não é só sobre a usabilidade, mas também sobre onde ele está, sabe? E eu sempre soube que se eu tivesse na bancada dos maquiadores a minha marca seria bem conceituada e teria autoridade. E seria uma marca para todo mundo, claro, porque se o maquiador que conhece a fundo aprova aqueles produtos, o público final também iria aprovar. Então esse sempre foi um foco, e hoje nossa relação com maquiadores profissionais é muito intensa, tanto na parte de pesquisa quanto na parte de enviar produtos e oferecer workshops como o que fizemos recentemente na rede Globo”.

    DESCOBERTAS NO JAPÃO

    “Aprendi muito nessa recente visita ao Japão. Foi muito interessante ver, em termos de tendência, que lá eles estão falando muito sobre o tal “skincare com cor” que são maquiagens com infusão de skincare – algo que a gente faz muito em BT! E eles ficaram super animados de ver que a gente já faz isso, me apresentaram muitas coisas novas nessa linha pois viram que nós já temos essa inclinação. Além disso, outra novidade que me deixou bem impressionada foi a tendência dos produtos “clear”, que tem fórmulas transparentes e com efeitos impressionantes, tanto de reação de ph quanto de absorção de hidratação. E esse aspecto clear vem tanto nos produtos quanto nas embalagens, super bacana. Também gostei muito de saber mais sobre pigmentos encapsulados que é uma tendência de mercado que tá muito em alta, com a base da Chanel e a da Rose Inc. e que a gente quer muito trazer pro Brasil – estou estudando como fazer isso acontecer! Fiquei obcecada por essa tecnologia que é muito interessante, pois ela ajuda a preservar melhor a estabilidade dos pigmentos e ainda chama o consumidor para fazer a ativação do produto, convidando-o para participar da experiência de liberar o pigmento da cápsula.”

    TEREMOS UMA LINHA BT HAIR NO FUTURO?

    “No Japão fiquei muito impactada com a importância que eles dão para o haircare, os ativos para cabelo lá são tão importantes quanto ativos pro rosto, e isso me deu muita vontade de começar uma linha capilar no futuro. Já tenho até as ideias, as embalagens, tudo pronto na minha cabeça! Mas não agora, que agora meu foco é na perfumaria, estou estudando muito pra entrar nesse mercado com força, desafiando a indústria, pois eu sinto que na perfumaria temos o mesmo compromisso que tivemos na maquiagem, de diminuir a distância entre o mercado nacional e internacional. Hoje na perfumaria existe muita essa distância, até do preconceito, que a gente sabe que existe. E eu não vou entrar pra fazer “dupe” de perfume famoso, vou criar produtos autorais e que sejam premiados, sabe? Vou entrar pra ganhar!”

    UM SONHO REALIZADO COM A DISNEY 

    “Sempre fui muito ativa e quando eu quero uma coisa eu vou atrás – mas eu vou no momento certo na hora certa, sem afobação! Eu crio todo um ambiente, uma conexão, uma autoridade pra falar “agora sim eu to pronta pra uma coleção com a Disney”. Então quando eu senti que estava pronta eu entrei em contato com eles, a gente marcou uma reunião e eles já estavam super empolgados e já estavam também querendo falar comigo. Estávamos alinhados. Por isso que eu falo que você tem que entender o momento certo. Se eu tivesse falado 1, 2 anos antes, eles não iam nem me responder e eu ia achar que era um “não” definitivo e que o sonho acabou, sabe? E a parceria deu tão certo porque eu sabia exatamente o que oferecer pra eles, em termos de produto, pois pesquisei muito o merchandising da Disney e sabia o que estava faltando. Então quando fomos conversar, apresentei a ideia de Minnie Mouse Rosé Gold que é uma ideia totalmente da minha cabeça – eu nem tinha aberto os guias da marca ainda! Mas mostrei pra eles o quanto fazia sentido, pois já existia roupa, acessório, tiaras, tudo do personagem nesse tom. Mas não tinha uma linha de maquiagem que levasse a Minnie para esse lugar do vintage, do rosé, e eles amaram a ideia. E eles já me convidaram pra uma próxima outra coleção que vai parar o Brasil, será algo surreal!”

    A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL PARA EQUILIBRAR TANTOS PROJETOS 

    “Uso todas as ferramentas para cuidar da minha saúde mental: terapia, psiquiatra, meditação, terapia holística. Afinal isso é um grande desafio pra mim, pois eu tenho síndrome do pânico e crise de ansiedade, então vivo altos e baixos. E com o tempo fui criando alguns mecanismos próprios, além de todo esse suporte, para entender meus momentos, prestando atenção na respiração que ajuda muito nessa auto-regulação emocional. E o mais importante: eu sou muito organizada, pois sei que quanto mais organizada eu sou, menos crise, menos pânico eu tenho. Então sou extremamente organizada no meu trabalho, tenho cronograma para tudo, e isso me ajuda muito. E outra coisa que aprendi é a importância de ter foco. Agora, por exemplo, estou focada na perfumaria, então não vou abrir outras frentes de trabalho. Para entrar em novas categorias, embarcar em novos projetos, eu vou com muita cautela, subindo um degrau de cada vez e subo “bem subido” sabe? Gosto de pensar que crio raízes fortes para poder crescer, minha árvore é bem enraizada. Esse é o meu foco, sempre.”

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