Beleza na Alta Costura

Confira 6 destaques de beleza direto das passarelas de Paris

Por Laís Andrade, do @cherryglossbr

Entre os dias 4 e 7 de julho aconteceu a semana de desfiles da Alta Costura de Paris, com participação de 29 marcas e abertura da aclamada Schiaparelli. Como o FFW explicou nesse post, para entrar no seleto time da alta costura a marca precisa cumprir uma série de requisitos, como a criação de roupas sob medida e feitas à mão. 

Como não poderia deixar de ser, a grandiosidade dos desfiles e das criações dos estilistas foi acompanhada por maquiagens e penteados de tirar o fôlego. As propostas criativas trazidas para as passarelas abrangeram desde a utilização de jóias faciais feitas de materiais tão diversos quanto renda e metal a um verdadeiro arco-íris de tons de batons e cristais nos olhos. Abaixo, comentamos 6 destaques das belezas que mais chamaram a nossa atenção. 

 

1. As jóias faciais de Iris Van Herpen

Iris Van Herpen / Foto: Reprodução
Iris Van Herpen / Foto: Reprodução

 

Muito além da maquiagem, a beleza exibida pelas modelos do onírico desfile da marca holandesa Iris Van Herpen contou com apliques de joias na face, corpo e unhas, assinadas pelo designer Lance Victor Moore.

O artista trabalha com os mais diversos materiais, do aço cirúrgico à resina, passando por acrílico e renda, e suas criações já foram usadas por nomes como Grimes, Machine Gun Kelly e Lady Gaga.

Iris Van Herpen / Foto: Reprodução
Iris Van Herpen / Foto: Reprodução

Na passarela de Iris Van Herpen, as jóias criadas por Lance complementam com perfeição as criações com formas orgânicas da estilista – com destaque para a “Arachne”, uma coroa com extensão até os olhos formando uma espécie de máscara, que Lance criou especificamente para o espetacular visual da noiva que fechou o desfile. 

Iris Van Herpen / Foto: Reprodução
Iris Van Herpen / Foto: Reprodução

Intercalando com as jóias faciais, algumas modelos exibiam penteados que se assemelhavam a guelras e barbatanas de peixes, que muitas vezes se estendiam da cabeça até o nariz, em um trabalho impressionante do hairstylist Olivier Schawalder.

2. O minimalismo chique da Dior (e um truquezinho de beleza que invadiu as passarelas!) 

Dior / Foto: Reprodução
Dior / Foto: Reprodução

Para o desfile da coleção Haute Couture de Outono-Inverno 2022-2023 da Dior, o diretor criativo de maquiagem da marca, Peter Philips, optou por uma beleza pura e minimalista, que valorizava a pele hidratada e iluminada. O glow natural foi obtido com um mix de skincare – feito com o Micro-Huile de Rose e o primer Skin Veil, ambos da marca – com a base Backstage com acabamento luminoso.

O destaque do make ficou por conta de um truque de beleza que, como comentamos nesse post, já estava fazendo sucesso nas redes sociais, e agora invadiu de vez as passarelas: a utilização de um batom nas bochechas, no lugar do blush. 

Dior / Foto: Reprodução
Dior / Foto: Reprodução

Na Dior, foram usados os batons 558 e 720 da linha Dior Addict, que Phillips aplicou diretamente nas maçãs do rosto, espalhando levemente com os dedos para obter um efeito difuso. Como esse batom tem uma fórmula hidratante e acabamento brilhante, as maçãs ficaram naturalmente iluminadas, dispensando assim a necessidade de um iluminador.

Dior / Foto: Reprodução
Dior / Foto: Reprodução

Acompanhando o minimalismo da maquiagem, algumas modelos exibiam tranças quase desfeitas que caíam pelas costas, em um belo visual criado pelo genial Guido Palau. 

3. Os apliques exuberantes na Giambattista Valli

Giambattista Valli / Foto: Reprodução
Giambattista Valli / Foto: Reprodução

Para acompanhar o esplendor dos volumes de tule exibidos na passarela de Giambattista Valli, as modelos desfilaram com penteados igualmente dramáticos.

A frente do cabelo era bem polida, contrastando com parte de trás, super volumosa, com apliques ora amarrados numa espécie de rabo de cavalo presos por uma trança, ora em um grande e elegante coque.

4. O brilho festivo da Armani Privé 

Armani Privé / Foto: Reprodução
Armani Privé / Foto: Reprodução

A fantasia está de volta à passarela da Armani, com muito brilho e cores intensas celebrando os 88 anos do fundador da marca. Acompanhando o espírito festivo do desfile, a maquiadora Linda Cantello optou por esfumar de preto os olhos das modelos, dando um aspecto edgy, quase desfeito, ao look – a impressão, ao vermos as fotos em close, é que elas passaram a noite toda na pista de dança!

Para complementar, foram colados cristais pretos abaixo dos olhos e na linha dos cílios superiores, formando uma espécie de delineado metálico, o que criou um belo contraste de pontos de luz com a sombra preta de fundo. 

5. A personalidade nos penteados da Vetements 

Vetements / Foto: Reprodução
Vetements / Foto: Reprodução

Na beleza do desfile da Vetements, personalidade era a palavra de ordem, pois cada modelo exibiu um penteado totalmente diferente, trazendo um belo contraste de cores e estilos à passarela.

Assinados por Pablo Kuemin, os penteados foram de “slick looks” com o cabelo inteiro com gel penteado para trás, aos fios em tons neons, passando por spikes coloridos e moicanos gigantes, que contrastavam com belos longos ondulados em cascata no melhor estilo “old hollywood”.

6. A  beleza dramática da Maison Margiela

Maison Margiela / Foto: Reprodução
Maison Margiela / Foto: Reprodução

Na maquiagem da passarela da Maison Margiela – transformada em uma espécie de set para um filme encenado ao vivo – a icônica maquiadora Pat McGrath pôde exercer toda sua criatividade. O casamento entre Pat e John Galliano (estilista no comando da grife) é de longa data, e já produziu alguns dos mais marcantes e inesquecíveis looks vistos em passarelas das últimas décadas.

Para caracterizar os diferentes personagens da obra fantástica de Galliano, McGrath criou uma série de belezas marcadas pelo drama que ela faz tão bem. Alguns modelos exibiram bocas e olhos manchados, com pontos de luz e blush vinho bem marcado no centro do rosto. 

Carol Trentini e Amber Valetta no backstage da Maison Margiela / Reprodução: Instagram Carol Trentini
Carol Trentini e Amber Valetta no backstage da Maison Margiela / Reprodução: Instagram Carol Trentini

Outras modelos exibiram um visual totalmente diferente e mais polido, com pele iluminada e batons intensos que iam do rosa pink ao vinho intenso, passando por vermelhos-alaranjados e roxos eletrizantes.

E não parou por aí: a criatividade de McGrath ainda ultrapassou os limites da maquiagem, e incluiu apliques de finas penas vermelhas em volta do rosto da modelo Anna Cleveland, em um visual que parecia ter sido concebido junto com o look de Galliano, de tão impecável.

Por aqui, torcemos para que a união arrebatadora desses dois monstros da criatividade e da moda continue nos rendendo momentos de beleza inesquecíveis como os vistos nessa última temporada de Paris!


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×