Já faz uns anos que entrei pro lado dos cosméticos naturais, antes da gente começar a ouvir o termo clean beauty. Meu primeiro contato com essas marcas foi através de feirinhas de rua, onde a pessoa que criou a marca está lá sozinha, atrás de uma mesa com seus produtos expostos e conta tudo sobre cada um deles, seus processos e ingredientes. Já comprei esfoliantes, sabonetes, desodorantes, cremes de marcas totalmente desconhecidas e que me conquistavam nessa troca – até fiz um curso de cosméticos artesanais com minha amiga Graziela Peres.
Mas de uns anos pra cá, esse mercado ganhou outra proporção. Com o acesso e as facilidades que a tecnologia proporciona, muitas marcas surgiram com suas linhas naturais, veganas e, muitas vezes, orgânicas (vale lembrar que nem tudo que é natural é orgânico e nem tudo que é vegano é saudável). A alta do e-commerce, especialmente na pandemia, facilitou para que elas entrassem no mercado, falando direto com seu público alvo.
Segundo um artigo no Estadão, o mercado de cosméticos veganos e cruelty free deve atingir US$ 20 bi até 2025. Esse segmento tem sido chamado de clean beauty (beleza limpa) e tem a ver com a consciência que criou-se em torno da produção cosmética, com ingredientes naturais e seguros para nosso uso e com ciclo de produção sustentável. Portanto, as marcas que se intitulam clean beauty usam ingredientes naturais e comprovadamente não-tóxicos para a pele e para o meio ambiente. Essa filosofia também é, na maior parte das vezes, acompanhada de um posicionamento sem gênero, para que todas as pessoas se sintam confortáveis em acompanhar e consumir as marcas.
Aqui no Brasil tem um e-commerce especializado, o Slow Beauty, uma loja online de produtos com ingredientes naturais e orgânicos. Há também o Slow Market Brasil, que está por trás de feiras de moda e beleza consciente, um lugar ótimo pra conhecer marcas desse nicho e que está preparando uma nova plataforma em breve.
Quatro marcas brasileiras que eu uso e já considero top do clean beauty são Biossence, Simple Organic, Care Natural Beauty e Quintal Dermocosméticos. Mas se você gosta de descobrir gente nova, aqui vão mais quatro novas que gostei muito de conhecer:
Marca para todos os gêneros que combina ativos naturais e orgânicos de plantas do mundo todo para criar fórmulas limpas de skincare que são veganas, multifuncionais, descomplicadas e certificadas (a marca tem seis selos de certificação).
Produtos: Para o rosto, para o corpo e aromaterapia. Cremes, seruns, gel de limpeza, blends e kits.
Preço: a partir de R$ 49,90 (spray energizante ou relaxante) a R$ 189 (sinais da idade)
Marca de biocosméticos 100% natural, vegana e cruelty free, que nasceu como um gesto de amor materno: a fundadora Camila criou dentro de casa um bálsamo calmante para substituir a pomada de assadura que vinha com um monte de substância sintética e ruin pra pele de sua bebê. A partir daí, ela mergulhou neste universo e passou a estudar ervas, aromaterapia, cosmética natural e processos sustentáveis. “Hoje a Flô traz o melhor cuidado para a pele por meio da botânica. Todas as plantas medicinais, cacau, óleos e manteigas amazônicas utilizadas nas nossas criações são de manejo consciente e produzidas por famílias de pequenos produtores”.
Produtos: São sete produtos que se dividem entre rosto, corpo e lábios. Tem um sérum facial, um lip balm de cupuaçu com laranja, tônico facial, bálsamo calmante
Preço: De R$ 26 (lip balm) a R$116 (sérum facial de açaí e rosa)
Marca 100% brasileira, vegana e natural, com certificações internacionais e que começou neste ano com sua fundadora Julia Grave, 27, fazendo cosméticos caseiros para amigos. “Percebi que existia uma lacuna no mercado depois de passar por uma crise dermatológica hormonal, que me causou muita acne e rosácea, sofria ao ter que escondê-las sabendo que a maquiagem iria piorar ainda mais a situação. Sempre me aventurei em criar cosméticos caseiros, e com o mercado em ascensão, enxergamos uma oportunidade de investir nesse segmento. Conseguimos aliar tecnologia e ingredientes naturais em produtos de alta performance”, diz Julia Grave, co-criadora da marca.
Produtos: Para o lançamento a marca trouxe três produtos: Lip Tint, BB Cream e Máscara para Cílios. O primeiro é um batom tinta com ativos de origem natural, que hidrata, colore e protege. Os BB Creams vêm em oito cores e a máscara para cílios tem três aplicadores para variação de volume e finalizações diferentes.
Preço: De R$ 81,40 (lip tint) a R$ 129, 30 (BB Cream)
Marca com foco na saúde dos cabelos lançada em abril deste ano. Seus produtos são veganos, sem químicas e oferecem também performance. A oportunidade surgiu quando um dos fundadores, Nato Lombello, viu o movimento das mulheres aprendendo a cuidar dos cabelos em casa durante a pandemia.
Produtos: A marca tem já diversos produtos para cabelos lisos e cacheados, além de linhas para reconstrução, hidratação e finalizadores.
Preço: De R$ 29 (ampola) a R$ 299 (kit cachos definidos)