FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Make de massinha?
    Make de massinha?
    POR Augusto Mariotti

    Maquiagem de massinha feita usando manequim como molde ©Theo Carias

    O maquiador Theo Carias, 36, sempre foi conhecido por levar novas possibilidades ao ofício da maquiagem. Seja através de pinturas corporais ou construções de personagens de sonho, através da manipulação de pinceis, cores e colagens. Agora, em seu mais novo trabalho ele tem usado… massinhas! Sim, daquelas que encontramos em lojas de criança mesmo. “Andava muito entediado com as maquiagens convencionais e referências reeditadas em editoriais de moda”, diz Theo. “Sempre tive um lado artesanal muito intenso, gosto de fazer e construir coisas com as mãos. E a massinha, além de ser uma matéria prima lúdica, tem várias cores e tipos de textura”.

    ©Theo Carias

    Esse tipo de trabalho é o que Theo chama de “maquiarte”, que ainda tem um longo caminho a ser percorrido aqui no Brasil. “Estamos no auge do universo da maquiagem. As pessoas estão cada vez mais apaixonadas e interessadas por cosméticos, mas ainda há muito a ser explorado nessa prática mais artística”. Para Theo é uma questão de tempo: “Em um país de cores e alegria como o nosso, este tipo de trabalho pode ser sim uma forma de inspiração e de expressão artística”.

    Suas experiências com massinha podem levar até dias. Primeiro ele desenha no manequim, depois constrói com as massinhas as formas que ele precisa, pensando no impacto que a combinação de cores e texturas pode causar. E no final, o mais trabalhoso é então esculpir o manequim, normalmente um processo bem longo. E voilá! Personagens de sonho e fantasia são criadas artesanalmente. O efeito é mesmo muito bonito.

    Apesar de a gente se encantar com o efeito das massinhas, a ideia que gerou essa série vem dos vários tipos de interferências que as pessoas fazem hoje em dia em prol da beleza. “Quis brincar com isso de uma forma divertida e lúdica”.

    Theo, claro, não vive das tais massinhas. Maquiador concorrido, ele também é um dos maiores especialistas em tirar sobrancelha em São Paulo. E mesmo em um processo técnico como este, a “pulguinha” da criatividade está sempre lá. “Gosto do belo. Minha experiência profissional passa por vários setores da mídia e das artes, mas estou sempre explorando novas possibilidades de descobertas”.

    ©Theo Carias

    Esse texto foi originalmente publicado na coluna de Paulo Borges na revista “Isto É Gente”

    + Acompanhe os textos da coluna de Paulo Borges

    A alta-costura e o novo belo

    O retorno da modelo Silene Zepter

    Alunos de baixa renda ganham curso gratuito de moda

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    FFW