Natura vende a Aesop por 2,5 bilhões de dólares para a L’Oreal
A empresa brasileira vai focar na Avon e The Body Shop
Natura vende a Aesop por 2,5 bilhões de dólares para a L’Oreal
A empresa brasileira vai focar na Avon e The Body Shop
A Natura &Co comunicou ao mercado na noite desta segunda-feira (03/04) que assinou um acordo com a L’ Oréal para a venda da marca australiana Aesop, criada em 1987. O negócio é avaliado em US$ 2,525 bilhões.
A Aesop se firmou como uma marca bem posicionada e original com foco em produtos naturais, branding minimalista e lojas autorais assinadas por arquitetos renomados.
“A transação irá suportar a desalavancagem financeira da Natura &Co e posicioná-la para focar em suas prioridades estratégicas, especialmente na integração na América Latina, assim como na otimização geográfica da Avon Internacional e melhora continua da The Body Shop, com rígida disciplina financeira”, afirmou a companhia em comunicado.
A Natura informou que o preço será pago no fechamento da transação, o qual é esperado para o terceiro trimestre de 2023 e está sujeito às aprovações regulatórias.
Avaliada como um ativo bom, mas de pouca representatividade dentro do grupo, a Aesop entrou no radar dos analistas no fim do ano passado, quando a companhia admitiu que estudava alternativas para a operação. Inicialmente, todos os cenários estavam à mesa, desde uma separação da marca em uma nova empresa até a negociação de uma fatia da unidade.
A empresa vem passando por uma restruturação após a chegada do novo CEO Fabio Barbosa, anunciado em junho do ano passado. Além da intenção de vender a Aesop, que já tinha sido divulgada, a empresa também vem reduzindo o número de lojas, após uma série de resultados negativos recentes.
A Aesop foi criada em Melbourne, em 1987, tendo presença em mais de 20 países, de acordo com a Natura&Co, que comprou o controle da marca australiana em 2013 e adquiriu o restante em 2016. No Brasil, a Aesop tem duas lojas localizadas em São Paulo.