Pat McGrath ©Reprodução
Cores, muitas cores. Glitter e até paetês. Da beleza quase surrealista dos tempos “hiperbólicos” da Christian Dior, sob comando de John Galliano, à suavidade romântica da alta-costura da Valentino, ou ainda a vibração étnica de Anna Sui, Pat McGrath tem a capacidade e o talento de desenvolver maquiagens para quaisquer propostas e ocasiões. A inglesa, considerada pela “Vogue” a maquiadora mais influente do mundo, é também, desde 2004, diretora criativa de design de cosméticos da Procter & Gamble e, consequentemente, das marcas Dolce & Gabbana, Max Factor, CoverGirl e SK-II. Além dos desfiles e do trabalho empreendido na gigante americana, McGrath é colaboradora frequente de revistas como “Allure”, “W”, “Harper’s Bazaar” e das edições americana e italiana da “Vogue”, sem contar o cargo regular na “i-D”.
Maquiagens de Pat McGrath para Christian Dior alta-costura 2011/12 e Gucci Outono/Inverno 2012/13 ©Reprodução
Listar as atribuições de McGrath só é mais fácil que mencionar todas as marcas com que a inglesa já trabalhou: Prada, Gucci, Louis Vuitton, Givenchy, Balenciaga, Stella McCartney, John Galliano, não há quem não queira as maquiagens conceituais de Pat. Mais recentemente, David Fincher contou com o auxílio de McGrath para criar o visual andrógino de Lisbeth Salander, personagem de Rooney Mara em “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”. Ao olhar as maquiagens criadas pela inglesa, verdadeiras obras de arte nas quais rostos femininos servem de tela para sua inventividade aparentemente sem limites, é difícil acreditar que McGrath não tenha formação técnica na área em que é sumidade.
Maquiagens de Pat McGrath para John Galliano Outono/Inverno 2009/10 e Primavera/Verão 2011 ©Reprodução
McGrath foi criada em Northampton por sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana apaixonada por moda e maquiagem. Em entrevista dada à “Vogue” em 2007, a inglesa atribuiu à mãe sua criatividade, afirmando que a mesma lhe ensinou a observar as padronagens, tecidos e todos os outros elementos que integram o universo fantástico dos desfiles. Após terminar o colégio, McGrath fez um curso de artes na Northampton College e pretendia estudar moda, mas abandonou o projeto ao conhecer a stylist Kim Bowen, que a convidou para observar seu trabalho em ensaios fotográficos para as revistas “The Face” e “i-D”.
Capas da “Vogue” italiana de fevereiro e março de 2012 com maquiagem de Pat McGrath ©Reprodução
No entanto, a grande oportunidade de McGrath surgiu quando a maquiadora conheceu Edward Enninful, então editor de moda da “i-D”. A partir daí, a inglesa conquistou muitos trabalhos e assumiu o cargo de diretora de beleza da revista, posição que ocupa até hoje. Em 1999, McGrath desenvolveu uma linha exclusiva de cosméticos para Giorgio Armani e nessa mesma década iniciou longas colaborações, com fotógrafos e marcas: praticamente todos os desfiles da Christian Dior e Prada nos últimos anos tiveram Pat McGrath como maquiadora chefe, bem como os editoriais da “Vogue” italiana.
– Vídeo de Resort da Balenciaga com maquiagem de McGrath e direção de Steven Meisel:
Em todos esses anos em que trabalha na indústria da moda, McGrath é frequentemente questionada sobre como alimenta sua criatividade. “Cada designer leva você a uma jornada diferente. É ótimo quando eles deixam você entrar na fantasia deles”, já afirmou a maquiadora à “Vogue” britânica. O que é certo é que a própria Pat consegue criar imagens icônicas que ultrapassam as roupas e nos transportam para um universo de beleza colorido e quase mágico, onde qualquer mulher pode ter a pele perfeita e lábios vermelhos.
– Vídeo da CoverGirl com Pat McGrath e Jessica Stam:
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