FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ícones da fotografia: Robert Capa, entre a guerra e o New Look
    Ícones da fotografia: Robert Capa, entre a guerra e o New Look
    POR Redação

    Fotografia de Robert Capa durante o Dia D; a imagem inspirou a estética de Spielberg em “Resgate do Soldado Ryan” (1998) ©Robert Capa/Reprodução

    A imagem de abertura desta matéria não poderia descrever melhor a vida do húngaro Robert Capa, uma das personalidades mais importantes da fotografia. Tal foto foi clicada durante o desembarque das tropas dos Aliados na praia de Omaha durante a invasão da Normandia, no que ficou conhecido como o Dia D da Segunda Guerra Mundial. Lado a lado com soldados carregando rifles e granadas, Capa carregava somente sua câmera. Da mesma maneira, a frase acima também poderia ser usada para definir sua vida, exceto por alguns fatos, como o de já ter fotografado uma campanha da Christian Dior em 1947, de ter recusado um casamento com Ingrid Bergman e de ter sido a influência de Hitchcock para “Janela Indiscreta” (1954).

    Sempre à margem do perigo – às vezes literalmente, como no caso da primeira imagem – , Capa fotografou cinco grandes conflitos do século 20, como a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Árabe-Israelense e a Primeira Guerra da Indochina, sempre levando consigo o lema “Se as suas fotografias não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”. Juntamente com Cartier-Bresson, fundou em 1947 a Magnum Photos, a mais importante agência de fotojornalismo do século passado.

    Robert Capa foi um dos principais fotojornalistas do século 20 ©Reprodução

    Batizado como Endre Ernő Friedmann, o nome Robert Capa surgiu de uma artimanha conjunta com sua namorada na época, a também fotojornalista de guerra Gerda Taro, para americanizar e consequentemente vender melhor seu trabalho. Gerda também estava cobrindo a Guerra Civil Espanhola quando, ao subir em um carro com soldados feridos, sofreu um ataque: o carro foi atropelado por um tanque, o que levou à sua morte. Capa sofreu imensamente, mas não abandonou sua paixão por cobrir guerras.

    Em 1945, Ingrid Bergman viajou pela Europa, onde acabou conhecendo o fotógrafo no Hotel Ritz, em Paris. Na época, a premiada atriz sueca era casada com Petter Lindström, o que não a impediu de começar um caso com Capa. Um ano depois, ela pediu para que ele a acompanhasse em Hollywood, onde trabalhou por algum tempo na indústria cinematográfica, inclusive fazendo fotografias do set de filmagens de “Interlúdio” (1946), de Alfred Hitchcock. O famoso diretor acabou observando de perto a relação dos dois e usou o romance como fonte de inspiração para o seu “Janela Indiscreta” em 1954.

    Ingrid Bergman ©Robert Capa/Reprodução

    Apesar da gritante mudança de estilo de vida e da sugestão de Ingrid Bergman de se divorciar para que pudessem se casar, Capa sentia que não pertencia àquele mundo. O relacionamento dos dois terminou quando Robert foi chamado para viajar à Turquia. Mesmo assim, Capa não mergulhou completamente nas trincheiras dos campos de batalha. Em 1947, ele fez algumas fotos do New Look de Christian Dior.

    Campanha do New Look da Dior em 1947 ©Robert Capa/Reprodução

    Com todo o perdão possível para a expressão “casado com o trabalho”, talvez este seja um dos casos em que esta mais se aplique, inclusive na promessa do “até que a morte os separe”. Em 1954, aos 40 anos de idade, Capa estava cobrindo a Primeira Guerra da Indochina quando resolveu descer do carro para fotografar e pisou em uma mina. Perdeu a perna, foi levado ainda com vida a um campo médico, mas foi declarado morto quando chegou. Poeticamente, seja verdade ou rumor, dizem que morreu ainda segurando sua câmera.

    Última fotografia tirada durante a Guerra na Indochina ©Robert Capa/Reprodução

    Robert Capa mudou a maneira de fazer fotojornalismo. Suas qualidades como fotógrafo são quase paradoxais. Com coragem e bravura suficientes para se lançar em meio a tiros e corpos no campo de batalha, também foi necessária uma frieza técnica para conseguir fotometrar e enquadrar e assim traduzir um acontecimento histórico em uma imagem poética bidimensional em preto e branco. Citando novamente seu lema “Se as suas fotografias não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”, é possível dizer que ninguém nunca chegou tão perto.

    Veja mais da série FFW, “Ícones da fotografia”:

    + Deborah Turbeville
    Patrick Demarchelier
    Helmut Newton
    Paolo Roversi

    ———————————————————————

    + Veja algumas fotos de Robert Capa:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW