31.05.2019 / Cultura pop / por

Puma + Hermeto Pascoal: tudo sobre a parceria inédita que virou tênis, música e exposição

Hermeto Pascoal e seu tênis da Puma / Gianfranco Vacanni / Cortesia
Hermeto Pascoal e seu tênis da Puma / Gianfranco Vacanni / Cortesia

“A música pode estar em qualquer lugar, a música pode estar na hora que você respira”. A frase do gênio brasileiro Hermeto Pascoal contextualiza o projeto “Hermeto Pascoal e a Música Universal”, feito em parceria com a Puma Brasil.

A marca esportiva faz essa homenagem a Hermeto como parte do movimento PUMA Herança Cultural, que tem como objetivo celebrar personagens e cenas culturais de grande importância no país.

Foi no ano passado que a Puma soube que Hermeto estava pintando música em objetos. Casou com a comemoração dos 50 anos do modelo PUMA Suede e convidaram Hermeto para pintar um trecho de música em 50 pares e entregar para 50 amigos que escolhesse.

O resultado foi muito além do esperado: Hermeto compôs três músicas inéditas, uma em cada pé dos tênis e a terceira vem escrita em quatro partes na caixa. Segundo o educador e museólogo Paulo Portella Filho, um dos consultores do projeto, “o desafio feito a Hermeto Pascoal para intervir num produto da empresa, e geradora deste acontecimento singular, desde o início visou outros resultados que uma simples e convencional customização. Tomou, isto sim, graças à grandeza espiritual e criativa do gênio, ares de um verdadeiro manifesto pela celebração da liberdade, da escolha, da diversidade, da diferença e da consciência”. Hermeto desenhou em um par e os outros 50 pares foram todos replicados a mão pelo artista Bruno Kurru.

Os nomes das músicas, já gravadas pelo Grupo Hermeto Pascoal, não poderiam ser melhores: “Tênis Pé Esquerdo”, “Tênis Pé Direito” e “Música da Sacola do Tênis”.

O tênis não será vendido, mas é possível curtir a história através de um show e exposição neste fim de semana.

O EP inédito está sendo lançado nesta sexta (31.05), mas o projeto também ganha vida com um show e exposição imersiva de Hermeto neste domingo (2.06) no Centro Cultural São Paulo. O show e a exposição são abertos ao público com vagas limitadas (a entrada para a exposição é livre e a retirada de ingressos para o show será feita duas horas antes na bilheteria do CCSP).

Puma Apresenta: Hermeto Pascoal e a Música Universal 
Data: Domingo, 2 de junho
Horário exposição: 14 às 20 horas
Horário show: 18h (Retirada de ingressos 2 horas antes do espetáculo)
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Capacidade: 600 pessoas (Sujeito a lotação)
Censura: Livre


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×