FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    São Paulo ferve! Um roteiro do que rola na cidade dentro e fora do SPFW
    São Paulo ferve! Um roteiro do que rola na cidade dentro e fora do SPFW
    POR Augusto Mariotti

    ©Edu Lopes / Agência Fotosite

    Muita coisa acontece durante o SPFW e fica difícil lembramos de tudo o que está rolando até mesmo na programação paralela do evento. Para quem vem de fora então, ainda falta tempo para se organizar a fim de curtir ao menos um pouco da cena da cidade. Abaixo, uma série de notas e  dicas que podem ajudar.

    DELUXE

    Capa da atual edição da “Luxure” em homenagem ao Brasil ©Reprodução

    A revista britânica “Luxure”, criada em 2007, voltada para a indústria e a cultura de luxo, lança uma “brazilian issue” em homenagem a Oskar Metsavaht, ainda com matérias sobre Niemeyer e Rogério Fasano. A festa para convidados acontece no Bar Número, na quinta (14.06).

    DELUXE 2

    E a “Visionaire” lança sua edição 62 que tem o Rio como tema (e patrocínio do Iguatemi). A revista de luxo tem uma série de imagens em 3D com os pontos turísticos da cidade e participações de Gisele, Lea T, Adriana Lima, Vik Muniz e Eli Sudbrack. Cecilia Dean, uma das diretoras da Visionaire e ícone de estilo, vem para o evento. O lançamento acontece dia 12.06, no lounge do Clube SPFW.

    SE JOGA NA NIGHT

    O super agitador André Almada, dono da The Week e do The Society, inaugura agora o espaço de eventos Metrópole, que ocupa o espaço do antigo Cine Metrópole, em uma galeria no centro de São Paulo. A casa, que abre nesta sexta (08.06), tem capacidade para cinco mil pessoas e vai sediar shows, festas e eventos.

    E O PREÇO, Ó!

    Croqui de um dos modelos criados por André Lima ©Divulgação

    Olha que notícia boa: o estilista André Lima fez uma parceria com o site OLOOK, plataforma de moda para mulheres que recomenda produtos de acordo com o estilo das clientes. André criou um sapato que será vendido no site e estará à disposição logo após o desfile e por um preço simpático de R$ 179,90.

    VONTADES

    Quem resiste a uma passadinha na loja Pop Up, montada na Bienal durante o SPFW? O espaço, que tem um mix delicioso de marcas e produtos, reúne livros da Freebook, caderninhos da Moleskine, t-shirts da Liverpool Camisetas,  peças de design do A Gente Transforma, produtos com a marca SPFW (bottons, canetas, lápis, cadernos e tote bag) e ainda corners das marcas Raphael Falcci, Evoke e FOM, aquela loja de almofadas lúdicas, macias e coloridas.

    BAILINHO

    Look de festa da Uma ©Divulgação

    A marca Uma vai apresentar uma nova linha voltada para looks de festa. São quinze modelos diferentes, com vestidos, tops, calças e saias, em materiais nobres como seda com metal, tafetá e crepe de seda. As peças chegam às lojas da marca em setembro.

    VOCÊ JÁ SABIA…

    Nos dias 13 e 14 (quarta e quinta), a sala 3, que fica no andar de cima da Bienal, vai sediar duas palestras. A primeira, na quarta, é do arquiteto Marcelo Rosenbaum, que conta a história mais que inspiradora do projeto A Gente Transforma. Já na quinta, há uma mesa redonda sobre o tema Sustentabilidade na Moda. Na ocasião, será apresentado o projeto Traces, que rastreou a pegada de carbono e os impactos socioambientais de seis e-fabrics usados pela marca Osklen. Sempre às 12h.

    POWER

    A linda Ana Beatriz Barros ©Reprodução

    A Animale abre o SPFW com um super casting. Quem abre o desfile é a top britânica Rosie Huntington Whiteley, atual rosto da marca. Entre as brasileiras, Izabel Goulart e Ana Beatriz Barros desfilam com exclusividade. E diz ainda que a porto-riquenha Joan Smalls, 2ª no ranking do models.com, pode aparecer.

    ÚTIL AO AGRADÁVEL

    Chegou atrasada ao desfile? Não conseguiu convite? A marca O Boticário montou um grande camarim de 700 metros quadrados aberto ao público, de onde os visitantes poderão assistir aos desfiles ao vivo e em alta definição. E ainda maquiadores da marca estarão lá para maquiar o público com os produtos da linha Make B. Mais uma vez a empresa apresenta suas novidades para a estação com um desfile exclusivo assinado por Fernando Torquatto, com styling de Paulo Martinez.

    TÁ NA HORA

    Um dos modelos do relógio Euro SPFW ©Divulgação

    A marca Euro criou um relógio especial para o SPFW, todo de alumínio e em quatro banhos diferentes: rosa, prata, chocolate e rosé. Vem com embalagem customizada e tudo! Ele estará à venda na loja Pop-Up do evento, na Bienal.

    DO LADO DE FORA

    Como acontece em todas as edições, algumas marcas irão desfilar fora da Bienal. Paula Raia (12.06) faz uma apresentação mais íntima, para poucos convidados, em sua loja no Itaim; Neon (14.06) desfila no Parque do Ibirapuera; Reinaldo Lourenço (15.06) na Faap; e a Cavalera (16.06) leva os fashionistas para a Mooca no sábado de manhã.

    NOVO POINT

    ©Reprodução

    Quem quiser fazer um programa fora do circuito já manjado de bares e restaurantes pode se jogar no Paribar, que fica bem no centro da cidade. A atmosfera é relax e simpática, com cadeiras de vime na varanda e um salão charmoso inspirado na década de 1950. O espaço tem recebido um público descolado que gosta de boa música e diversão. Um outro tipo de balada. (Praça Dom José Gaspar, 42, Sé/República)

    HIGH-TECH

    Uma mostra que vale à pena é a Emoção Art.ficial, no Itaú Cultural, que explora a presença de sistemas de informação e dispositivos tecnológicos no nosso cotidiano. Apropriando-se de novas tecnologias, as obras também exibem formas de arte dos tempos atuais, algumas visualmente belas ou lúdicas, outras mais elaboradas, que demandam uma experiência maior para sua compreensão. Fica em cartaz até 29.07. (Av. Paulista, 149)

    REI POP

    ©Reprodução

    Quem não é de São Paulo – e para quem ainda não viu – ainda dá tempo de conferir a exposição Andy Warhol Superfície Polaroides (1969-1986), que está em cartaz no MIS. São 200 imagens inéditas feitas com Polaroid, de amigos do artista, como Mick Jagger, John Lennon, Basquiat, Debbie Harry… Uma listinha bem básica. Vai até 24.06. (Av. Europa, 158)

    NHAM NHAM

    Aproveitando o MIS, se você quer jantar no lugar mais “da moda” do momento, é lá mesmo, atrás do museu. O Chez Mis é do mesmo pessoal do Lorena 1989 e do Bar Secreto. É lindo de dia e à noite, com as velinhas acesas iluminando o salão. Só não tente ir no dia dos namorados. #megafiladeespera

    NA CHOQUE

    Outro lugar interessante para conhecer – e rever – é a galeria Choque Cultural, em Pinheiros. Atualmente o espaço recebe os artistas argentinos Tec, Defi e Chu, que transformaram o lugar em uma instalação única e penetrável. Para quem gosta de arte urbana e quer conhecer mais dessa cena jovem e instigante. (R. João Moura, 997 / 1001)

    ALMOÇO FELIZ

    A previsão diz que a partir de terça a chuva para. Então arrume um tempo na agenda para visitar o Museu da Casa Brasileira na hora do almoço. Além de ver uma exposição do acervo de móveis e objetos de design da instituição, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, não tem nada mais gostoso do que almoçar de frente pra aquele jardinzão. (Av. Brigadeiro faria Lima, 2.705)

    VALE OURO

    Espaço Imantado, de Lygia Pape ©Reprodução

    Na Estação Pinacoteca acontece a retrospectiva de Lygia Pape (1927 – 2004), uma das artistas mais influentes da arte brasileira na cena internacional. Entre 200 trabalhos, são várias pinturas e gravuras lindas, mas o suprassumo dessa mostra é, sem dúvida, Espaço Imantado, instalação feita com fios de ouro. (Praça da Luz, 2, Centro)

    FREE SPIRIT

    Matilha Cultural é um espaço na região central de SP muito bacana. Foi lá onde vimos uma exibição do filme “Exit Through the Gift Shop”, de Banksy. Neste mês eles lançam o “Ciclo Copy Right?”, que promove a exibição, difusão e discussão de filmes relacionados à cultura livre, propriedade intelectual e cultura remix. A programação inclui debates e a exibição de filmes. Veja a lista completa aqui. Vai de 12.06 a 26.06.(R. Rego Freitas, 542)

    VISTA

    Uma das salas do Arola, com a vista de São Paulo ©Reprodução

    Para ter uma linda vista de São Paulo sem necessariamente ter que ir ao Terraço Italia, uma boa e mais nova opção é o Arola – Vintetres, do chef espanhol Sergi Arola, premiado com uma estrela Michelin. O restaurante fica no 23º andar do hotel Tivoli, na região na avenida Paulista. (Al. Santos, 1.437)

    AO VIVO

    No Cine Joia tem show da banda alemã Atari Teenage Riot na sexta (15.06). É uma boa oportunidade para conhecer a casa, que tem uma ótima curadoria de shows e um sistema de luz e vídeo super moderno. (Praça Carlos Gomes, 82)

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW