FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Spectacle”: videoclipes musicais icônicos são tema de festival em São Paulo
    “Spectacle”: videoclipes musicais icônicos são tema de festival em São Paulo
    POR Redação

    Exposição “Spectacle: the music video”, parte do “Music Video Festival (m-v-f)”, fica em cartaz até 27 de janeiro no MIS ©Divulgação

    Para quem gosta de videoclipes (e quem não gosta?), fica em cartaz até o dia 27 de janeiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a 1ª edição do “Music Video Festival (m-v-f)”, com exibição de videoclipes, filmes sobre música, DJ sets, bate-papos com convidados nacionais e internacionais e uma exposição inédita no Brasil, montada originalmente no Center of Contemporary Arts de Cincinnati (EUA) e adaptada para o país com a ajuda do jornalista e cineasta Duda Leite.

    A mostra “Spectacle: the music video” celebra o videoclipe como forma de arte e traça sua história por meio de exemplos importantes de quem soube utilizá-lo para definir sua identidade junto ao público – Devo, Beastie Boys, Madonna, OK Go e Lady Gaga, entre outros. Objetos utilizados na gravação de clipes icônicos poderão ser vistos por lá: os desenhos originais de “Take On Me”, do A-ha, e as peças de lego de “Fell in Love With a Girl”, do The White Stripes, são dois destaques.

    Cerca de 350 vídeos fazem parte da exposição, que é dividida em núcleos temáticos: em “Agent Provocateur”, por exemplo, ficam os clipes polêmicos; já em “Body Language” estão exemplares com as melhores coreografias. Para a montagem em São Paulo, Duda Leite selecionou clipes nacionais para integrarem o conteúdo internacional, incluindo trabalhos como “Made in Japan”, do Pato Fu, “Ex-quadrilha da fumaça”, do Planet Hemp, e “América do Sul”, de Ney Matogrosso, considerado o primeiro videoclipe exibido na TV brasileira.

    “Spectacle: the music video” busca também revelar as contribuições importantes do videoclipe em outras áreas, destacando que “muitas técnicas de filmagem que prevalecem até hoje foram testadas primeiro em vídeos musicais. E algumas das personalidades cinematográficas mais inovadoras do cenário atual (David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Mark Romanek e outros) desenvolveram sua assinatura pessoal por meio da experimentação com videoclipes”.

    Além de “Spectacle: the music video”, fazem parte da programação de “Music Video Festival (m-v-f)” um dia dedicado a video screenings, palestras e premiações envolvendo convidados brasileiros e internacionais, no dia 19 de janeiro (Jerry Casale, do Devo, e Kahlil Joseph são dois dos confirmados); e o M-v-f Screenings, uma agenda semanal com filmes independentes e avant-garde relacionados ao tema musical, inéditos em São Paulo, nos dias 13 e 20 de dezembro e 19 e 24 de janeiro (esta última sujeita a alteração).

    Music Video Festival (m-v-f)
    De 12 de dezembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013
    Terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
    Espaço Expositivo 1º e 2º andar, Espaço Redondo (1º andar) e Auditório MIS (173 lugares)
    A entrada para a exposição “Spectacle: the music video” é R$ 4 (R$ 2 meia). Menores de cinco anos não pagam
    A entrada para o M-v-f Screenings é gratuita (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
    Classificação livre

    Museu da Imagem e do Som de São Paulo
    Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
    (11) 2117-4777
    + mis-sp.org.br

    + Veja mais imagens da exposição “Spectacle: the music video”:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW