FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Yohji Yamamoto vai dirigir seu próprio filme
    Yohji Yamamoto vai dirigir seu próprio filme
    POR Augusto Mariotti

    O estilista Yohji Yamamoto  ©Reprodução

    O estilista japonês Yohji Yamamoto vai dirigir seu primeiro longa-metragem. Quem conta é o portal especializado WWD, que ainda diz que o filme já tem parte da equipe fechada e não tratará da carreira do estilista. “Tudo ainda é muito secreto”, Yohji contou à imprensa internacional durante o festival de Hyères, na França.

    Pouco se sabe sobre o projeto. Uma das poucas coisas que Yohji revela é que não vai assinar o figurino do filme: “Não quero matar os personagens dos atores com meu ego. Os figurinistas sabem qual a moda e o estilo de cada época, então seu conhecimento sobre isso é, às vezes, melhor do que o nosso”, diz. O filme tem lançamento previsto para 2014.

    Enquanto isso, outros dois filmes sobre Yamamoto nos trazem a possibilidade de um mergulho no universo do estilista, assumidamente reservado e conhecido por suas formas esculturais e por ter injetado pitadas de vanguarda na moda pelos últimos 30 anos.

    O mais recente é “This is My Dream”, lançado em 2011, e dirigido por Theodore Stanley, que foi diretor de fotografia de documentários de Bruce Weber como “Letter to True” e “Boy Artist”. Veja o trailer abaixo:

    O documentário foca no processo criativo do designer, que falar sem reservas sobre sua vida e trabalho.  O diretor acompanha o desenvolvimento de uma coleção da linha Y-3, criada em parceria com a Adidas, e todo o movimento por trás da criação das roupas e produção do desfile.

    Wim Wenders e Yamamoto no final dos anos 80 ©Reprodução

    E há ainda o “Book on Cities and Clothes” (1989), documentário do alemão Wim Wender sobre Yohji, que pode ser encontrado em locadoras de DVD (na 2001 com certeza).

    É uma conversa intimista entre esses dois grandes profissionais, um namoro entre a arte do cinema e a arte da moda, quase um diário em vídeo dos momentos que Wenders passou ao lado do estilista em Tóquio e Paris. “O mundo da moda! Eu sou interessado pelo mundo, não pela moda!”, disse o diretor à época que o Centro George Pompidou, em Paris, o encomendou o projeto. “Mas por que não olhar para ela sem preconceito? Examina-la com qualquer outra indústria?”, ele se perguntou. E foi o que fez.

    O resultado é uma boa aula sobre quem é Yohji Yamamoto e como funciona seu processo criativo, de uma maneira intimista e inteligente. Wenders, que terminou o projeto encantado pelo estilista, diz: “O atelier de Yamamoto é como uma equipe de filmagem cujo trabalho é se certificar de que a linguagem delicada de Yohji sobreviva em todas as suas criações. Dentro de um processo de produção industrial, eles eram os anjos guardiões de seu autor”.

    + Relembre a coleção de Inverno 2012 de Yohji Yamamoto

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW