FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fotógrafa haitiana analisa influência da moda africana na cultura ocidental em nova mostra
    Fotógrafa haitiana analisa influência da moda africana na cultura ocidental em nova mostra
    POR Redação

    Uma nova série de imagens da fotógrafa Émilie Régnier, haitiana radicada no Canadá, examina a influência da moda e estética africanas na cultura ocidental.

    Em exibição até 4 de junho no Bronx Documentary Center, em NY, a série fotográfica From Mobutu to Beyoncé traça paralelos entre moda e beleza africanas e os padrões ocidentais. De animal prints a cortes de cabelo, as imagens revelam sinergia entre as preferências de consumo e comportamento entre as culturas.

    Na seção Leopard, Émilie fotografou a maneira que mulheres vestem animal prints do Senegal aos Estados Unidos. Já em Hair, ela documenta semelhanças entre os cortes de cabelo em mulheres na Costa do Marfim e de celebridades negras como Rihanna e Beyoncé: “Elas são figuras de referência para todas as mulheres que fotografei, de certa forma refletindo nossa sociedade diversa”, explica. Ainda que ocidentais, celebridades negras inspiram beleza e auto-confiança em mulheres africanas, tornando-se símbolos de uma estética compartilhada. “Quero que as pessoas percebam que temos muito mais em comum do que imaginamos, apesar de nossas diferentes origens sociais, econômicas ou religiosas”.

    O nome da série de fotografias não vem à toa: Mobutu Sese Seko foi por décadas presidente do que hoje é a República Democrática do Congo. Em suas aparições públicas, sempre era visto usando um turbante de animal print.

    Confira na galeria algumas das imagens da série From Mobutu to Beyoncé.

     

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW