Com mais de quarenta anos de carreira, Peter Lindbergh, que foi um dos responsáveis pela criação e consolidação do fenômeno das supermodels nos anos 90, faleceu nesta quarta (04.09) aos 74 anos, segundo nota divulgada pela família.
+ Ícones da Fotografia: um texto sobre Peter Lindbergh
+ Entrevista com Peter Lindbergh
Seus retratos de Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Tatjana Patitz e Christy Turlington e de estrelas do cinema, todos em preto e branco, permanecerão na história da moda e da fotografia.
Seu retratos e fotos granuladas, realistas e de atmosfera única, geralmente em preto e branco e com pouca ou nenhuma maquiagem, tornaram-se uma assinatura. O que, por si só, sempre foi uma qualidade crucial de seu trabalho. Em 2009, ele fotografou super modelos e estrelas do cinema como Monica Bellucci, Eva Herzigova e Sophie Marceau, sem nenhum retoque para uma matéria da Elle francesa.
Ele fazia críticas à obsessão que a moda e a propaganda sempre tiveram com photoshop e finalização, falando que retoque nas fotos era para os “losers”. “Quando alguém tem a coragem de ser ela mesma, é algo lindo. O photoshop pode criar imagens irreais e reduzir uma pessoa a nada”, disse certa vez à The Cut. Ele também falou que, gostando ou não, os fotógrafos tinham responsabilidade em relação a essa questão.
Nascido em 1944 em Leszno, Polônia, Lindbergh colaborou com muitas revistas de moda, participou de um grande número de campanhas, publicou livros e foi motivo de exposições, tornando suas imagens icônicas para o mundo da moda.
Veja acima uma galeria com algumas das imagens mais lendárias de Peter Lindbergh na moda.