FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Na mostra Livro de Rua, Diógenes Moura reúne imagens captadas pelo celular nos últimos sete anos
    Na mostra Livro de Rua, Diógenes Moura reúne imagens captadas pelo celular nos últimos sete anos
    POR Redação

    A Galeria Utópica, em São Paulo, recebe a exposição Livro de Rua (série fashion-abandono). O escritor, curador de fotografia e editor Diógenes Moura passou os últimos sete anos registrando com o próprio celular imagens que retratam uma realidade que, aos olhos de muitos, passa despercebida no bairro dos Campos Elíseos, região central de São Paulo onde reside há 30 anos.

    As 34 imagens inéditas, que ficam em cartaz até março (03.03), colocam em evidência os inúmeros indivíduos que, por diferentes motivos, passam a viver nas ruas da cidade em situação de abandono. Diógenes os chama de “pacote-existência”, resquícios de humanidades que estão aos nossos pés.

    “Pode doer, sim. Como doem e não doem os pacotes-existência que aqui estão e que se espalham (cada dia mais um, ou dois, ou três) pelas ruas do bairro depois de perderem o emprego, a casa, a família, a esperança, o amanhã dilacerado pelo que está por vir”, diz. “Lá e aqui eles estão no silêncio e nos gritos da loucura coberta por fuligem: a segunda pele da imagem. São como nós. Estão aos nossos pés”.

    O autor, que também foi curador da Pinacoteca de São Paulo, explica que optou por registrá-los com o celular porque são imagens que não possuem “segunda pele”, basta olhar e pronto. “Não são fotografias; fotografia é abismo e a diferença pertence a quem ver”.diogenes-2

    O subtítulo da mostra tem a ver com o modismo, com a variação dos invólucros que protegem cada um dos retratados, conforme ele explica: “Fashion-abandono é perverso. Estamos na mesma cidade onde cachorros passeiam em carrinhos de bebê e são chamados pelos donos de ‘meu filhinho’. Onde um homem, catador de papelão, é assassinado com uma flechada no pescoço em pleno século 21. As imagens de ‘Livro de Rua’ são o que me interessam na cidade onde vivo, entre violência e paixão. Meu por de sol é o Minhocão. Meu contraluz são as lanternas vermelhas dos automóveis no caos do trânsito interrompido. Minha poesia vem da voz da mulher belissimamente desvairada que corre em baixo do viaduto gritando que ‘a saudade é como um dia de Domingo, às 17h30’. Dói nela e dói em mim. Deus tomou Gardenal. Mas nada de tragédias. Aqui estamos e a cidade é um presépio. Tem alma. Pulsa e adormece. E cochicha bem baixinho nos ouvidos de cada um de nós: ‘Ou você me decifra ou te devoro em trinta segundos’”.

    Serviço

    Livro de Rua (série fashion-abandono)
    Quando:
    de 03 de fevereiro a 03 de março
    Terça a sexta-feira, das 11 às 19h / Sábados e feriados, das 11 às 17h
    Onde: Galeria Utópica. Rua Rodésia, 26 – Vila Madalena, SP
    Mais informações: utopica.photography

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW