FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Freud explica
    Freud explica
    POR Camila Yahn

    Campanha de Inverno 2012 da Marc Jacobs fotografada por Juergen Teller ©Reprodução

    Assim como na estação passada, a “AnOther” convidou novamente o seu consultor em psicologia, doutor Nicola Davies, para analisar as imagens das principais campanhas de moda da temporada de Inverno 2012/2013 e captar a mensagem criativa transmitida pelas imagens. Seja com o objetivo de provocar, chocar ou criar desejo, as marcas procuram passar uma mensagem por meio da linguagem corporal utilizada nos anúncios que estampam as páginas de várias revistas de moda. Em algumas análises, o psicólogo mostra de que forma as fotos são feitas para comunicar as características da marca ou do estilista, como na campanha de Vivienne Westwood, com Stella Tennant, em uma postura que tem uma conotação de orgulho. Vivienne é, ela mesma, uma mulher forte e orgulhosa e seu trabalho criativo reflete isso.

    Se uma imagem vale mais do que mil palavras – de acordo com os peritos, 80% da comunicação é feita de forma não verbal -, veja abaixo o que marcas como Vivienne Westwood, Alexander McQueen, Louis Vuitton, Stella McCartney, Miu Miu e Givenchy comunicam nesta temporada:

    Vivienne Westwood Red Label

    Vivienne Westwood Red Label ©Juergen Teller/Reprodução

    Para Davies, “a pose enigmática de Stella Tennant na campanha de Vivienne Westwood retrata um sentimento de satisfação e orgulho. A sua linguagem corporal aberta, com postura reclinada e pernas arqueadas, convida os olhares curiosos”.

    Alexander McQueen

    Alexander McQueen ©David Sims/Reprodução

    Nas imagens de campanha de Alexander McQueen, a modelo Suvi Koponen aparece como um manequim de loja. “Os seus braços levantados e a posição de suas pernas revelam dificuldade em seguir em frente, talvez devido aos seus olhos cobertos”, explica o psicólogo.

    Louis Vuitton

    Louis Vuitton ©Steven Meisel/Reprodução

    No “Louis Vuitton Express” (o “trem” da Louis Vuitton), uma das modelos (Magda Laguinge, na frente à esquerda) parece interessada na paisagem exterior enquanto as outras duas (Julia Nobis e Marie Piovesan) parecem mais pensativas, considerando-se a falta de expressão. “Brincar com o cabelo pode significar aborrecimento, que sugere que este nível de alta moda é exclusivamente destinado a mulheres com tempo disponível”, sugere Davies.

    Stella McCartney

    Stella McCartney ©Mert & Marcus/Reprodução

    “Por segurar a clutch junto ao rosto, que carrega um olhar pensativo, e por ter os lábios pressionados, Natalia Vodianova comunica um desejo de possuir uma peça Stella McCartney”, explica o psicólogo.

    Miu Miu

    Miu Miu ©Mert & Marcus

    A tensão apresentada entre o masculino e o feminino na campanha da Miu Miu interpretada por Chloë Sevigny pretende demonstrar sedução pela marca. “Com os lábios pressionados com firmeza, a modelo olha diretamente para a câmera, e comunica sensualidade removendo a gravata, apoiando as pernas no apoio de braço da cadeira e levantando um dos joelhos”, explica Davies.

    Marc Jacobs

    Marc Jacobs ©Juergen Teller

    “A campanha feminina da Marc Jacobs retrata um sentimento de intimidade durante um período de desidratação e privação – para Davies, a mensagem principal que a campanha quer transmitir é que é a roupa que mantém estas modelos vivas. A modelo Marte Mei Van Haaster parece estar prestes a desmaiar, com os olhos e a boca parcialmente abertos, enquanto se encosta em Marie Piovesan”, esclarece o psicólogo.

    Givenchy

    Givenchy ©Mert & Marcus

    A campanha da Givenchy mostra a lei “Yin & Yang” dos opostos que se atraem. Protagonizada por Stella Tennant, as pernas “juntas” significam a união enquanto as duas poses diferentes indicam os opostos. “Na imagem à esquerda ela se reclina para trás com uma pose forte, com gestos, e uma postura aberta. Na direita o seu foco visual passivo e limitado indica que ela não tem qualquer envolvimento com o meio ambiente. Seja qual for o seu humor, esta marca tem o que você precisa”, escreve Davies.

    Saint Laurent Paris

    Saint Laurent Paris ©Hedi Slimane

    Pela sua pose deitada, Christopher Owens personifica a descontração e atitude cool da Saint Laurent Paris. Davies explica ainda que “os seus lábios meio abertos são um sinal de sedução”.

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW