FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    1947 – 2011: morre Loulou de la Falaise, eterna musa de YSL
    1947 – 2011: morre Loulou de la Falaise, eterna musa de YSL
    POR Redação

    Loulou de la Falaise ©Reprodução

    Morreu no sábado (05.11), aos 64 anos, Loulou de la Falaise, musa de Yves Saint Laurent e uma das poucas mulheres que verdadeiramente merecem o título de “ícone de estilo”. Segundo comunicado da Pierre Bergé-Yves Saint Laurent Foundation, a causa da morte não foi confirmada.

    Louise Vava Lucia Henriette Le Bailly de La Falaise nasceu na Inglaterra, em uma família aristocrata que a predispôs a uma vida direcionada às artes e à moda. Seu pai, Alain de la Falaise, era um conde francêse sua mãe, Maxime Birley, era uma anglo-irlandesa que havia sido modelo de Elsa Schiaparelli, e a quem o fotógrafo Cecil Beaton chamou de “a única inglesa verdadeiramente chique”.

    Profissionalmente, seu contato com o mundo da moda começou em Londres, nos anos 1960, quando trabalhou na revista “Queen” – rebatizada como “Harper’s Bazaar” – como editora de moda. Ao fim da década de 60, já separada de seu primeiro marido, ela se mudou para Nova York com a mãe, que se casou com John MacKendry, curador do Metropolitan Museum, e se inseriu na efervescente cena cultural nova-iorquina. Entre seus novos amigos, estavam ninguém menos do que Andy Warhol e Robert Mapplethorpe, cuja carreira ela ajudou a lançar.

    Alta, magra e naturalmente elegante, Loulou de la Falaise seguiu os passos da mãe e também modelou para Cecil Beaton, além de Richard Avedon e Helmut Newton, entre outros top fotógrafos. Mas ela deixaria sua marca na indústria da moda não por seu trabalho como modelo, mas sim, por seu estilo único que a transformou em musa de Yves Saint Laurent – ela é creditada, por exemplo, como uma das inspirações para a criação do icônico “Le Smoking”, em 1966. E é ela quem aparece, ao lado do estilista e de Betty Catroux (outra musa do estilista), em uma das famosas fotos de abertura da loja de Saint Laurent em Londres, em 1969. Em 1972, ela passou a trabalhar para o designer, desenhando joias e chapéus para sua linha de alta-costura e de ready-to-wear, permanecendo na marca até 2002, quando Saint-Laurent se aposentou.

    Em 2003, Loulou abriu sua própria marca e, em 2007, começou a criar peças para Oscar de la Renta. “Acessórios têm um papel importante em nossas vidas agitadas. Se você vai a um jantar e não tem tempo de se trocar, você pode tirar o casaco e colocar uma joia que você tinha guardada na pasta, ou diminuir a sua bolsa. Muito mais fácil do que carregar um vestido de noite no metrô para o trabalho”, ela afirmou sobre o poder dos acessórios.

    A notícia sobre sua morte (ela deixa o marido, Thadée Klossowski de Rola, e a filha única, a modelo Anna) repercutiu no mundo da moda, e muitas personalidades apresentaram seu pesar. Veja o que algumas delas disseram via Twitter:

    André Leon Talley: “Loulou de la Falaise está morta. Grande ícone de estilo! Estou devastado”.

    Dita von Teese: “Triste por saber do falecimento de Loulou de la Falaise. Ela era a epítome do chique”.

    Derek Blasberg: “Ah cara, outro ‘descanse em paz’ nesta manhã: Loulou de la Falaise, a devastadoramente chique musa do Yves Saint Laurent original, morreu aos 63 anos”.

    Diane Von Furstenberg: Loulou de la Falaise nos deixou. Lendária musa de designer, nós sentiremos falta de seu espírito grandioso, elegância poderosa e estilo verdadeiro. Com amor, Diane”.

    Não deixe de ver
    Tendência: O verão do preto
    Hedi Slimane deixa a Celine
    Redley lança Redley High, a nova linha de tênis de cano alto da marca
    O que é tendência nas ruas de Paris
    >Ludovic de Saint Sernin assinará a próxima coleção de Alta-Costura da Jean Paul Gaultier, Primeiro projeto imobiliário da Armani no Brasil, Casa Nordestesse abrigará a 28ª edição da Casa Cor Bahia
    Ainda existe espaço para autenticidade no street style?
    Gisele estrela coleção da Zara com Stefano Pilati
    FFW Shooting: Daiane Conterato em “Dries I Love You”
    Tendência: Milão aponta para o declinio do Quiet Luxury e volta da diversão na moda
    Tommy Hilfiger em entrevista exclusiva fala dos 40 anos de carreira
    FFW