Seguindo os passos do Instagram, que recentemente monetizou posts patrocinados através dos quais é possível acessar diversas lojas, a Amazon lança o Spark, sua aposta na tendência de compras virtuais.
A diferença entre o Instagram e o novo serviço da Amazon é que, no caso da mega distribuidora online, as fotos redirecionam para produtos da própria Amazon, voltados aos assinantes do Amazon Prime, clube de assinantes que oferece descontos e frete expresso grátis para inúmeros produtos.
A plataforma já está liberada para uso e os primeiros passos lembram os do –também concorrente virtual– Pinterest, onde o usuário seleciona até cinco interesses diferentes (entre eles moda e estilo de vida) e recebe em seu feed posts da empresa e de outros usuários com link direto para as compras.
No momento, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos. Entretanto, já é esperado que chegue a outros países onde a Amazon opera, além de, num futuro próximo, permitir que usuários que gerem receita para a empresa possam participar no faturamento com compras que geraram.