FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ann Demeulemeester deixa a marca que leva seu nome; saiba os detalhes da saída da estilista
    Ann Demeulemeester deixa a marca que leva seu nome; saiba os detalhes da saída da estilista
    POR Redação

    A estilista belga Ann Demeulemeester ©Reprodução

    Na última quarta-feira (20.11), a estilista belga Ann Demeulemeester, de 53 anos, anunciou que já não integra a equipe criativa da companhia que leva seu nome, fundada por ela em 1985. Em carta escrita à mão, digitalizada em formato PDF e então enviada à imprensa, disse: “Um novo tempo está chegando, tanto para minha vida pessoal quanto para a marca Ann Demeulemeester.”

    “Enquanto menina, eu sonhei em ter uma voz na moda. Trabalhei duro para realizar esse sonho e agora sinto que cumpri tal missão”, afirmou Demeulemeester na carta. Ela adicionou ainda que a marca, controlada atualmente pela empresária Anne Chapelle, possui “identidade própria” e, assim, capacidade para crescer sem sua presença.

    As próximas coleções feminina e masculina da Ann Demeulemeester, ela acrescentou, serão apresentadas simultaneamente no dia 27 de fevereiro, durante a edição de Outono/Inverno 2014 da semana de moda de Paris. O “WWD” tentou contato com a estilista belga, natural da Antuérpia, mas não o conseguiu; o veículo, no entanto, trouxe aspas de Chapelle que, perguntada sobre quem substituiria Demeulemeester, respondeu: “Temos uma equipe pronta, treinada por Ann por muitos anos. Nada irá mudar.”

    Chapelle esclareceu ao “WWD” que não houve “nenhum desentendimento” e que ela e Demeulemeester “ainda carregarão juntas o nome [da marca]”, o que, para o veículo, sugere que a estilista, todavia, possui participação acionária na companhia. Sobre o desempenho da Ann Demeulemeester, Chapelle se negou a citar números, mas disse a mesma encontra-se “muito bem, obrigada”.

    + Veja todos os desfiles femininos da marca Ann Demeulemeester desde a temporada de Inverno 2007

    Demeulemeester formou-se na Academia Real de Belas Artes da Antuérpia, e instituiu sua marca em 1985, ao lado de seu marido, o fotógrafo Patrick Robyn. Em 1987, produziu sua primeira coleção e, no ano seguinte, passou a desenvolver também acessórios. Já em 1992, ela entrou no line-up oficial da semana de moda de Paris, onde, desde cedo, foi adorada pela crítica especializada.

    Ao lado de Walter Van Beirendonck, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Marina Yee, Demeulemeester faz parte do “Antwerp Six”, coletivo de estilistas belgas que, juntos, conceberam toda uma nova estética, considerada radical por alguns, mas que “sacudiu” a moda no início da década de 1980.

    + Veja todos os desfiles masculinos da marca Ann Demeulemeester desde a temporada de Verão 2007

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW