Sim, você leu certo. Mas calma _não é desta vez que vamos ouvir a editora da “Vogue America” fazendo rimas sobre casacos de pele e diamantes. A participação dela, de seu braço-direito André Leon Talley e dos estilistas Marc Jacobs e Isaac Mizrahi se resume a frases gravadas entre as faixas do novo álbum de Diddy, “Last Train to Paris”, que será lançado dia 14/12.
A voz da editrix surge ao começo da segunda faixa, “1st Place Loser”, dizendo: “This is Anna Wintour from “Vogue” magazine. You are now listening to the Last Train to Paris.”
Ouça:
O convite surgiu em 2009, quando Diddy enviou mensagens a grandes nomes da indústria oferecendo participação em seu novo álbum, totalmente inspirado pelo mundo da moda. Esta é a primeira colaboração Wintour-Diddy, mas seu namoro com a Vogue America é bem antigo; ele foi modelo no editorial “Last Train to Paris” com Natalia Vodianova em fevereiro de 2010, e posou ao lado de Kate Moss em outubro de 1999. Em 2010, tocou na festa de encerramento do Fashion’s Night Out.
Editorial da “Vogue America” de fevereiro de 2010 com Natalia Vodianova e Diddy ©Annie Leibovitz/Reprodução
Isso sem contar o envolvimento do artista com a indústria da moda _sua grife Sean John, lançada em 1998, é sucesso comercial e de crítica _ e rendeu a ele um prêmio do CFDA, como Designer do Ano/Categoria Masculina em 2004.
RAP vs. Moda
Diddy está longe de ser o único rapper que mantém uma relação íntima com moda. Se nos anos 1990 grifes de luxo ficavam enfurecidas ao terem seus logos em videoclipes gangsta, hoje os dois universos são mais do que amigáveis. Kanye West é alvo regular dos cliques de Scott Schuman, do blog The Sartorialist, e foi notícia com o lançamento do média-metragem “Runaway” e da faixa “Christian Dior Denim Flow”, onde cita nomes das suas modelos favoritas.
Pharrell Williams, do N.E.R.D., tem as grifes Billionaire Boys Club e Ice Cream Footwear, além de ter co-criado uma linha de óculos e jóias para a Louis Vuitton em 2008; Jay-Z é co-fundador da Rocawear, cujas vendas anuais atingem a marca de US$ 700 milhões; Nelly é dono da Apple Bottoms… a lista é longa. Sem contar a parceria entre Missy Elliot e Adidas _que já acabou, mas rendeu alguns dos melhores clipes desta década.
Assista: