Inspiração
Marc buscou inspiração na cena clubber e rave dos anos 90 e em artistas como Boy George e Marilyn Manson. Mas também vemos muito de “Groove’s in the Heart”, do Deee Lite e a vocalista Lady Miss Kier com suas roupas de cores fortes, mistura de estampas e padronagens e sandálias plataformas. Marc sabe trabalhar o excesso e o desfile é uma grande mistura de cores, estampas, materiais e volumes em baby dolls, hot pants, jaquetas, micro saias, leggings e vestidos.
+ Veja a coleção completa aqui
Plataformas
Talvez essas sejam as plataformas mais altas em uma passarela desde que Naomi Campbell caiu no desfile de Vivienne Westwood. Altíssimas, elas roubaram a cena no desfile, produzidas em cores, efeitos e estilos diferentes: para cada look, um sapato diferente. Direto da cena clubber nos anos 90, em que drags e personagens da cena gay, especialmente, saíam montados em plataformas enormes e coloridas.
Beleza
Assinada por François Nars (make) e Guido Palau (cabelo), as meninas fizeram dreadlocks em diversos comprimentos e cores. A diretora trans Lana Wachowski, uma das estrelas da campanha de Marc Jacobs, é uma das inspirações para os cabelos do desfile, além da cultura rave. Combinamos as cores das sombras às dos cabelos e roupas e criaram seis looks diferentes para os olhos.
Polêmica
Apesar de ser inspirada na cena clubber e underground, em que muitas meninas aplicavam longos dreads coloridos, o visual causou polêmica nas redes sociais, já que originalmente os dreads são conhecidos como um dos símbolos da cultura negra. Posts foram publicados falando que Jacobs havia construído um desfile inteiro em cima de uma apropriação cultural e questionando porque ele não poderia ter contratado modelos negras com dreads de verdade. Marc respondeu em seu Instagram dizendo que essa questão era sem sentido para ele já que ele respeita e admira todas as pessoas e como elas são.
Casting
Pense nas modelos de hoje, todas estavam lá: Adriana Lima, Gigi e Bella Hadid, Karlie Kloss, Kendall Jenner, Irina Shayk…
Irina musa
Irina usou um dos looks mais ousados do desfile, uma hot pant rosa metalizada super cavada. Na foto acima, ela foi fotografada pela stylist do desfile, Katie Grand.
Locação
O desfile aconteceu no Hammerstein Ballroom, espaço de 1906 que já abrigou peças de teatro, musicais e shows de bandas como Jane’s Addiction e Pixies. Com uma cenografia impactante, a passarela tinha dezenas de luzes penduradas em comprimentos diferentes. O efeito visual deu certo, criou uma atmosfera e rendeu fotos lindas com as modelos caminhando entre as luzes.
E na trilha…
Basta dizer que teve “Born Slippy”, do Underworld.