A semana dos desfiles masculinos de Milão não poderia ter terminado melhor neste capítulo da história da moda. Um momento em que a conscientização da vestimenta recai também sobre os homens, inclusive no Brasil, onde machismo e pouca tradição de estilo foram sempre empecilhos para buscar a elegância. O caminho (no Brasil) ainda é árduo, mas uma temporada como essa da moda italiana pode servir de impulso. Porque vemos coleções que conseguem ser chic e relax ao mesmo tempo. Assim tem tudo pra ganhar as prateleiras, das lojas e dos armários. O que achávamos tão fora do que era ser arrumado – como usar sandálias e mochilas – está no topo das tendências. O que parecia resquício do mundo grunge, como cardigãs que escorriam pelos ombros e até, vejam só, tecidos desgastados e rasgados, são elementos que aparecem inclusive nas marcas tradicionais. Até mesmo a Prada, símbolo de vanguarda e por isso com uma moda mais demorada para se digerir, veio adequada inclusive pro guarda-roupa do homem standard, que quer simplesmente colocar a primeira coisa que encontrou, não chocar ninguém e se sentir bem no escritório.
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PRESENÇA DO AZUL
Azuis em tons mais vivos, transmitindo uma proposta mais solar e alegre. Azul é uma cor geralmente masculina e desta vez veio menos séria, mas bem jovem e fácil.
Bottega Veneta, Versace e Tod’s ©Agência Fotosite
CARDIGÃ
Peça que lembrava um certo desleixo, o cardigã apareceu nas passarelas masculinas como uma boa alternativa de praticidade sem abandonar a beleza. A oferta é grande e depende do estilo que o consumidor procura. Bem diferente a proposta de cardigã mais clássica da Bottega Veneta comparada à da Versace, por exemplo. De qualquer forma, ainda que produzido, um homem de cardigã fica mais relax, menos posado, e isso tem muito a ver com o espírito dessa estação de looks da “vida real”.
Bottega Veneta, Giorgio Armani e Ermenegildo Zegna ©Agência Fotosite
DESBOTADO
Visto nas coleções mais interessantes da semana, o desbotado dá um ar de roupa vivida, o que tira a impressão de quem se esforçou para se arrumar. Ao mesmo tempo, trabalhado com matéria-prima de qualidade num corte elegante, esse efeito demonstra uma leveza, uma atenção à moda sem exagerar. Cada marca usa uma técnica diferente para desbotar, ou mesmo para simplesmente mesclar cores em diferentes tons — o que dá no resultado final uma cor “esmaecida”.
Bottega Veneta, Tod’s e Giorgio Armani ©Agência Fotosite
GOLA OU CAPUZ ESPORTIVO
O capuz é um dos elementos mais simbólicos do look esportivo. Ainda que não seja visível, que seja apenas uma gola que “ensaia” ser um capuz. A peça fica mais solta e despojada. E, de novo, entramos no discurso de looks mais relax. Por isso vemos inclusive esse tipo de proposta em passarelas de marcas tradicionais.
Bottega Veneta, Dolce & Gabbana e Calvin Klein Collection ©Agência Fotosite
NUDE TOTAL
As cores cruas, bege de diferentes tons e até uma espécie de cáqui ou salmão bem clarinho. Esse look total de cor nude vem como uma saída elegante para o verão. É sabida a preferência, principalmente dos europeus, por cores claras no verão. Embora em muitas propostas a moda pareça estar mais low-profile, quando uma marca propõe um look total nude está mantendo, de certa forma, um código mais elevado de elegância.
Calvin Klein Collection, Versace e Bottega Veneta ©Agência Fotosite
MOCHILA: A “IT” PEÇA
Para acompanhar a onipresente sandália, ganham força as mochilas. Mochila também é aquela bolsa que não é bolsa, que não existe geralmente para transmitir impecabilidade. Mas o conceito do que é impecável, e até mesmo a vontade do impecável, tem mudado. E as mochilas aparecem como um desafio da moda, conquistar os consumidores de novo a usar essa peça como item fashion.
Versace, Emporio Armani e Bottega Veneta ©Agência Fotosite
VALORIZAÇÃO DO DENIM
O denim já passa essencialmente um approach de informalidade. Não importa muito o modo como esse material vai ser trabalhado, ele nunca inspira um dress code muito alto. A Prada recorreu a materiais inovadores de diversos tipos, mas é visível a valorização da aparência de denim. Os looks resultam clássicos, acessíveis mas, ao mesmo tempo, com extremo rigor na qualidade de design.
Looks do desfile da Prada ©Agência Fotosite
RASGADOS
Quando encontramos tecido com efeito rasgão na Bottega Veneta, marca italiana de santíssimo prestígio, que trabalha com o que há de mais nobre em matéria-prima, é porque realmente a moda quer descer do salto neste momento. Mas, claro, é perceptível o cuidado e a intenção em fazer um rasgadinho muito fino.
Bottega Veneta e Ermenegildo Zegna ©Agência Fotosite