É fato que a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais recorrente à moda, e para acompanhar o mercado, diversas marcas têm apostado na prática consciente em sua cadeia de produção, como a Bottletop – marca britânica de bolsas feitas com lacres de latinhas de metal, feitas no Brasil e com couro sustentável da Amazônia.
Idealizada em 2002 pelo britânico Cameron Saul, a marca nasce a partir de seu histórico familiar – seu pai, Roger Saul, é fundador da Mulberry e nome por trás da collab que despontou a Bottletop no mercado. O resultado? Uma bolsa com detalhes de lacres de latinhas metálicas polidas e pintadas à mão na África do Sul, considerada a best seller da Mulberry naquela temporada, e com lucro revertido a programas de educação em saúde aos artesãos africanos participantes.
Ao lado de Cameron, o sócio Oliver Wayman é quem descobriu meses depois, em uma viagem ao Brasil, a técnica artesanal do crochê com anéis de latinha de alumínio feita por uma comunidade de Itapuã, em Salvador. Após trabalho em conjunto com os artesãos locais, eles deram início à Bottletop Foundation, uma instituição filantrópica que incentiva a formação de jovens em comunidades carentes do Brasil, Malawi, Reino Unido, Moçambique e Ruanda.
O empresário, que, recentemente, participou do Iguatemi Talks, em São Paulo, reforça o caráter filantrópico como parte essencial da grife. Além de promover a economia local com o ateliê sediado em Salvador, Saul busca transformar a realidade dos moradores das comunidades – especialmente, dos jovens – por meio de projetos educacionais em saúde (prevenção do HIV, gravidez prematura, desigualdade de gênero e baixa autoestima) e orientações vocacionais custeados pela Bottletop.
A expertise artesanal é encontrada em diversos formatos de bolsa, clutches, pochetes, mochilas, tote bags e acessórios para os meninos. A marca tem uma loja física em Londres, feita por robôs em molde 3D com plástico reciclado, seguindo à risca o DNA da Bottletop: design contemporâneo, produção sustentável, colaboração entre culturas diferentes e capacitação de artesãos.