Confirmando os rumores publicados pelo WWD, Emmanuelle Alt, diretora de moda da “Vogue Paris”, foi nomeada hoje (07/01) como a nova editora-chefe da revista, substituindo Carine Roitfeld, que anunciou seu pedido de demissão em dezembro de 2010. No site oficial da publicação, Emmanuelle declara: “É uma grande honra para mim, mas também um grande prazer me tornar a editora da ‘Vogue Paris’ que conheço tão bem. Trabalhando com equipes muito talentosas, tentarei desenvolver o incrível potencial da ‘Vogue Paris'”.
Na revista desde 2000, Emmanuelle Alt divide com Carine Roitfeld o mesmo background em styling e, como analisado pela jornalista Cathy Horyn, do New York Times, representa um contraponto masculinizado e rock’n’roll ao estilo sexy e materialista de Roitfeld. De acordo com boatos recentes, porém, o equilíbrio que antes funcionava bem estava se desfazendo.
O fashionista.com alega que, “de acordo com fontes confiáveis, Roitfeld e Alt não estavam se dando bem recentemente. Roitfeld foi até Jonathan Newhouse (presidente da Condé Nast International), reclamando que ‘alguma coisa precisa ser feita’ sobre a situação”. Ainda segundo o site, Newhouse, estressado com as acusações de que Carine teria “emprestado” peças da pré-coleção da Balenciaga para a Max Mara, “disse à editora que a coisa a ser feita era a sua demissão”.
Engrossando a polêmica, o site racked.com publicou uma reportagem em que suas fontes alegam que “Alt é ainda ‘menos letrada’ do que Roitfeld”, o que a tornaria “inadequada para comandar a “Vogue Paris””.
Resta agora acompanhar a evolução da revista e, a cada leitor, formar sua própria opinião.