O Business of Fashion anunciou hoje a chegada de Tim Blanks à sua equipe.
Como eles mesmos definem, é uma contratação “high profile”, já que Tim é uma das mais respeitadas vozes da moda contemporânea, que por 10 anos foi o principal crítico do Style.com.
A novidade mostra com clareza o momento pelo qual os dois veículos estão passando: o BoF começou como um blog, no sofá da casa de Imran Amed e hoje é um dos principais sites do mercado global, por trás de ótimos textos e pautas com informação e opinião. Recentemente, recebeu alguns investimentos que têm dado fôlego para expansão e novos projetos – e, claro, novas contratações.
Já o Style faz o caminho inverso. Foi lançado em 2001 pela Condé Nast (donos da “Vogue”), tornou-se a principal referência de moda na internet e dono de um dos maiores arquivos de desfiles do mundo. Junta-se a isso uma cobertura de moda completa com os textos críticos de jornalistas respeitados, como Nicole Phelps e o próprio Blanks.
Em abril deste ano, a Condé Nast anunciou que o site irá virar uma plataforma de e-commerce. Ele já vinha caminhando para isso, com editoriais bem bolados que levava o leitor para a compra das peças, em lojas online espalhadas ao redor do mundo. Com essa nova proposta, realmente, jornalistas como Tim Blanks ficam sem lugar.
Então, após quase 10 anos, chegou a hora da mudança. Para Tim e para o BoF, que agora passa a publicar coberturas completas de desfiles em vez de apenas fazer um balanço após a temporada, escrito por colaboradores. “Estamos em uma época em que transições parecem ser a força que move a sociedade. Essa é a minha transição”, disse Blanks ao NYT. “Sinto mesmo como um novo capítulo que chega ao fim”.
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Um dos críticos mais lidos e respeitados da indústria, Tim Blanks é conhecido por enriquecer seus reviews com referências culturais, mostrando sua versatilidade e conhecimento extenso não apenas sobre moda, mas também sobre cultura pop, comportamento jovem, arte e música. “O que mais admira em Tim é como ele coloca a moda num contexto cultural. E ele não tem vergonha de dizer o que pensa. Nos tempos de hoje, em que opinião tem sido cada vez mais apagada, uma voz como a de Tim é muito importante”, diz Amed, fundador do BoF.
Todo o conteúdo de desfiles, assim como Nicole Phelps, migram para um novo site, o VogueRunway, que deve entrar no ar no segundo semestre, antes da temporada de Verão 2016, que começa em setembro, em Nova York.
A contratação de Blanks é uma das muitas que tem ocorrido no Business of Fashion. Hoje, o site tem editores exclusivos em Nova York, Londres e China, além de um executivo de prestígio, Tom Florio, que fez carreira na Condé Nast e já foi Publisher da “Vogue”, “GQ” e “The New Yorker”.
Toda essa expansão foi possível graças a investimentos e receitas acumuladas do próprio BoF. Em 2013, o site encerrou uma rodada de investimentos liderada pela Index Ventures (que também investiu no Farfetch e Net-a-Porter) e unida a grupos como LVMH. Em abril deste ano, o site recebeu mais um investidor, Felix Capital, empresa de capital de risco para negócios criativos, também acionista da Farfetch.
Além disso, o site tem apostado na receita sobre a newsletter diária que chega a 150 mil pessoas e que, segundo o “NYT”, está com patrocínio fechado até o final do ano. No ano passado, eles também abriram uma seção dedicada a carreiras, em que empregadores pagam pelo espaço para anunciar vagas.
Com certeza, Tim Blanks achou uma nova casa para ficar pelos próximos 10 anos.
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