FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Emanuel Ungaro
    Emanuel Ungaro
    POR Redação

    Fausto Puglisi e Massimo Ferreti, novo diretor criativo da Emanuel Ungaro e presidente do grupo AEFEE ©Reprodução

    Nesta segunda-feira (24.09), a Emanuel Ungaro anunciou que retornará ao line-up da semana de moda de Paris na próxima temporada, Outono/Inverno 2013, sob o comando criativo de Fausto Puglisi, estilista siciliano que já vestiu Madonna, Beyoncé e Anna Dello Russo. A volta ao calendário oficial do evento deve-se a um acordo realizado entre a marca francesa, vendida em 2005 ao empresário Assim Abdullah, e o grupo italiano AEFFE, que já controla Moschino e Alberta Ferretti.

    O acordo efetuado entre a AEFFE e Abdullah, através de sua companhia de investimentos Aimz, consiste em uma tentativa de revitalizar a Emanuel Ungaro, que desde 2005 teve mais de cinco diretores criativos, entre eles Peter Dundas, Giles Deacon e Giambattista Valli, e até uma conselheira artística polêmica: Lindsay Lohan. A partir de agora, o grupo italiano fica responsável pela produção e distribuição internacional das linhas feminina e de acessórios da Emanuel Ungaro; Puglisi, por sua vez, é aposta do próprio presidente da AEFFE, Massimo Ferretti.

    Emanuel Ungaro em três momentos: Primavera/Verão 2012, última  coleção apresentada na semana de moda de Paris  (sob o comando criativo de Jeanne Labib-Lamour); Outono/Inverno 2011, com Giles Deacon, e Outono/Inverno 2009, com Esteban Cortázar ©ImaxTREE

    De acordo com o “WWD”, o acordo é válido por sete anos, mas com possibilidade de renovação. A instabilidade da Emanuel Ungaro data de 2005, quando o fundador se aposentou e alienou a marca para Abdullah; Jeanne Labib-Lamour foi a penúltima diretora criativa a comandar a grife antes de sua saída da semana de moda de Paris (Giles Deacon ocupou o cargo nas três temporadas anteriores). A revitalização da Emanuel Ungaro acontece após mudanças semelhantes na Belstaff, Kenzo e Opening Ceremony e até na hoje tão desejada Burberry, que, depois de um período de decadência, perceberam a necessidade de rejuvenescer.

    Nicki Minaj, Madonna e M.I.A de Fausto Puglisi no Super Bowl deste ano ©Reprodução

    Anna Dello Russo com três de seus vestidos Fausto Puglisi ©Reprodução

    A Emanuel Ungaro faz parte da história da moda francesa, assim como Givenchy, Christior Dior ou Chanel: seu fundador, pupilo de Cristóbal Balenciaga, desenvolveu a primeira coleção da marca em 1965. Já Fausto Puglisi é relativamente desconhecido do grande público, mas possui um frescor que, à parte agradar celebridades, identifica-se com a estética maximalista da Emanuel Ungaro.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW