Bonequinhas da Dior, Chantal Thomass e Chanel para o projeto “Frimousses de Créateurs” ©Divulgação
Começou nesta terça-feira (26.11), em Paris, a exposição das bonecas criadas em 2013 por estilistas, designers e artistas para arrecadar fundos para o Unicef. Todos os anos desde 2003, a entidade convida personalidades para confeccionarem as peças que irão a leilão, com renda revertida para campanhas de vacinação. A iniciativa é focada no Darfur, região do Sudão com baixo nível de desenvolvimento e que passa por disputas territoriais.
No projeto, chamado “Frimousses de Créateurs” (algo como “Carinhas dos Criadores”), 96 artistas criaram suas bonequinhas tendo Paris como tema. O Unicef convidou personalidades como os artistas contemporâneos Richard Orlinski e Eric Bottero, mas também grifes e estilistas como Anne Fontaine, Karl Lagerfeld (Chanel), Christian Dior, Dolce & Gabbana, Peter Dundas (Emilio Pucci), Gucci, Issey Miyake, Jean Paul Gaultier, Alber Elbaz (Lanvin) e Louis Vuitton, entre outros.
No ano passado, a campanha arrecadou 200 mil euros (aproximadamente R$ 620 mil), que foram usados na vacinação de mais de um milhão de crianças no Sudão, sendo mais de 300 mil com idade inferior a um ano. Para o próximo ano, a meta é vacinar 310 mil crianças menores de um ano e mais de 230 mil mulheres grávidas.
Exposição “Frimousses de Créateurs” @ Paris
De 26 de novembro a 1° de dezembro
Petit Palais
Entrada gratuita
Leilão “Frimousses de Créateurs” @ Paris
Dia 2 de dezembro
Four Seasons Hotel George V
+ Veja bonecas criadas por estilistas para o projeto “Frimousses de Créateurs: