©Romeuuu
E a primeira etapa da temporada de moda brasileira já foi. Agora, enquanto aquecemos para o SPFW (de 28 de janeiro a 2 de fevereiro), vamos mostrar as primeiras direções que se apresentaram no Fashion Rio e que devem marcar o Inverno 2011 no Brasil.
British Colony ©Agência Fotosite
Verão no inverno: O clima esquentou e essa temporada tem sido marcada não só por cores fortes como também por um estilo descontraído, gostoso e confortável. Roupas amplas, em tecidos leves, muitas regatas e pernas de fora. Algumas marcas cuidaram de lembrar que estávamos mostrando uma temporada de inverno!
Andrea Marques e Cantão ©Agência Fotosite
Vestidos: Uma das peças chave do guarda-roupa feminino e também deste inverno. E que bom que tem para todos os gostos: desde em modelagens secas e corretas, com a cintura marcada e comprimento logo acima dos joelhos, passando por vestidões amplos e longos, daqueles bem folgados, aos curtíssimos e joviais
British Colony e Maria Bonita Extra ©Agência Fotosite
Saiões: É o retorno das saias longas, beirando os pés, em clima 70s. Mesmo quando aparecem em tecidos mais nobres, como a seda, elas mantém a atmosfera de conforto. É uma das peças mais relax e gostosas da estação
Alessa e Patachou ©Agência Fotosite
Brilhos: Mulher brasileira adora um brilhinho e as marcas atendem! Muitos paetês e brilhos apareceram como detalhes ou cobrindo uma peça inteira, como um vestido ou uma saia longa. O paetê foi o que mais se destacou, mas os pontos de luz também vem de outras texturas, como os bordados com cristais coloridos
Printing e Walter Rodrigues ©Agência Fotosite
Escuros e neutros X Vibrantes: Desta vez a estação está bastante aquecida por cores fortes e vibrantes, como o amarelo, o pink, o laranja e o verde. Os cinzas aparecem em várias tonalidades e texturas, e os neutros, como rosa pálido, off-white e nude, respondem pelo lado mais delicado da temporada e rendem ótimos looks e combinações práticas. O preto, como em todo inverno, tem seu lugar garantido
Lucas Nascimento e Giulia Borges ©Agência Fotosite
Transparências: A sensualidade é velada por tecidos leves ou rendas que deixam transparecer a pele. Saias, camisas, tops ou vestidos inteiros transparentes apareceram em 10 de cada 10 coleções.
Espaço Fashion e Filhas de Gaia ©Agência Fotosite
Fendas e recortes: Para um inverno cool como o brasileiro, muitas saias longas com aberturas perigosas nas pernas; recortes estratégicos nos ombros ou nas costas também revelam a pele sem vulgaridade.
Patachou e Ausländer ©Agência Fotosite
Calças: Aparecem nas versões cenoura, normalmente mais clássicas, com tecidos de alfaiataria, ou mais relax com a barra dobrada, e skinny, modelo que, entra moda, sai moda, não sai da moda.
Maria Bonita Extra ©Agência Fotosite
Sobreposições: As marcas trabalharam bastante sobrepondo peças umas nas outras. É uma forma prática de mudar a cara de uma roupa, com dezenas de propostas de combinação e mistura de cores e materiais.
Lucas Nascimento e Têca ©Agência Fotosite
Delicadeza X Força: As estéticas do ballet e da lingerie foram revisitadas e daí surgiram coleções suaves e mais femininas. Mas as mulheres também aparecem fortes, escondidas por casulos, armaduras ou por um design mais frio, urbano e minimalista.