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    #FeitoPorHumanos: Cavalera desenvolve coleção em parceria com instituições que promovem a inclusão social de pessoas com transtornos mentais
    À frente, Betinho Hiar e Renan Cruz, da Cavalera, ao lado do coletivo C.U.P.I.N.S ©Cleiby Trevisan/Divulgação
    #FeitoPorHumanos: Cavalera desenvolve coleção em parceria com instituições que promovem a inclusão social de pessoas com transtornos mentais
    POR Redação

    As colaborações entre marcas de moda têm sido cada vez mais constantes, dando vida a coleções cápsula que firmam o encontro de dois ou mais universos criativos. Mas não era exatamente esse tipo de colaboração que a Ecotece, instituição cuja missão é gerar soluções criativas na moda através da educação e do desenvolvimento de produtos sustentáveis, estava procurando – havia uma filosofia por trás que vai muito além de apenas uma colaboração de moda.

    Colligere, em latim, quer dizer “colher juntos” e, para tanto, melhor ainda quando também se constrói algo em união. Foi pensando nisso, na colaboração entre seres humanos, que a Ecotece convidou a Cavalera e o coletivo C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas), que é ligado à rede CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) de Santo André, em São Paulo, para um novo projeto.

    Com o convite, a Cavalera tornou a ideia ainda mais ambiciosa ao aprimorar o projeto sugerindo a realização de um intercâmbio rico em conhecimento. Como? Usando a moda como meio de inclusão social para pessoas com transtornos mentais, já que esta é a máxima seguida pelo C.U.P.I.N.S, que enxerga o trabalho como um meio importantíssimo para o empoderamento e reinserção social destas pessoas. “A ideia era estimular ainda mais a criatividade e o talento desse grupo e compartilhar o que a Cavalera mais gosta: moda e arte”, explica Betinho Hiar, filho de Alberto (fundador da grife paulistana), que toca o projeto ao lado de Renan Cruz.

    Betinho Hiar e Renan Cruz ©Cleiby Trevisan/Divulgação

    Betinho Hiar e Renan Cruz ©Cleiby Trevisan/Divulgação

    Para tanto, Betinho e Renan comandaram ao lado da equipe criativa da Cavalera cinco oficinas de desenho, pintura e colagem que ocorreram na sede do C.U.P.I.N.S e do Coletivo 358, ambas em Santo André com a presença dos meninos da rede CAPs do município, que também puderam conhecer o trabalho de outros artistas.

    Surgiram, então, seis estampas desenvolvidas por eles e que dão vida à coleção sustentável de camisetas genderless da Cavalera, lançada nesta semana. Serão 1200 camisetas, 200 de cada estampa, que estarão à venda nas lojas físicas da marca em São Paulo. A venda de cada peça, que custa entre R$109 e R$129,00, contribuirá com a renda que mantém vivo o projeto, o Coletivo C.U.P.I.N.S e o Instituto Ecotece.

    Na galeria, veja as camisetas com preço e também todas as estampas da coleção.

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